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Economia
Quarta - 21 de Novembro de 2007 às 14:18
Por: Jocelaine Simão

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O final de ano exige consumidores consciente do que vão fazer com o seu dinheiro. O alerta é da coordenadora do Procon de Tangará da Serra, Janaina de Oliveira Ferreira. Ela explica que nesta época os apelos ao consumo são fortes e muitos não resistem. Compram acima da sua capacidade e acabam endividados no ano novo. “E as conseqüências disso são extremamente negativas, tanto para quem extrapolou como para quem vendeu.”

Em relação ao uso do 13º salário a principal orientação é no sentido de que seja utilizado para colocar as contas em dia.

A coordenadora do Procon orienta que o consumidor deve pesquisar os preços, mas não se esquecer de verificar a qualidade.

Nas compras a prazo não aceite acréscimo nas compras com cartão de crédito, em que deve ser considerado o mesmo preço das compras à vista. “Cuidado com as compras a prazo. Muitas lojas trabalham com financeiras e encarecem muito os produtos, por isso o consumidor deve dedicar uma atenção especial as taxas de financiamento”. Ao comprar um produto que será entregue em sua residência, solicite nota de pedido na hora da compra. Ela deve conter a descrição da mercadoria, seu valor e a data de entrega. Quando o produto for entregue, peça a nota fiscal e termo de garantia e só aceite a mercadoria se ela estiver em perfeitas condições de funcionamento e sem nenhum problema na aparência.

Outra dica do Procon é testar os produtos eletro eletrônicos antes de comprar. “Não deixe de fazer o teste, para verificar o perfeito funcionamento do aparelho, e para evitar futuros aborrecimentos, verifique os produtos detalhadamente. Esteja certo de que não estão arranhados, descascados, amassados ou rasgados”, explica Janaina.

Ela frisa que a nota fiscal deve ser exigida, pois é um documento indispensável para garantir os seus direitos do consumidor.

Experimente as roupas e calçados antes de comprá-los, o estabelecimento não é obrigado por lei a realizar a troca em caso de tamanho errado. A lei também não garante a troca caso não agrade a cor ou modelo de produto. Somente em caso de defeito do produto a troca é garantida.

Para esclarecer dúvidas ou registrar reclamações, o Procon atende de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, na rua Antônio José da Silva, 157 W (fundos do Sine). Os telefones de contato são 3326-7387 ou 3329-2166.





Fonte: Diário da Serra

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