Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 20 de Novembro de 2007 às 17:16

    Imprimir


SÃO PAULO - A Eletronorte informou hoje que a Eletrobrás já entregou para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o estudo de inventário do rio Xingu, no Pará. A revisão do levantamento, executada nos últimos dois anos, apontou que apenas o aproveitamento hidrelétrico Belo Monte é viável para ser desenvolvido no rio. Outras duas alternativas estudadas foram descartadas.

Segundo a nota da estatal, o projeto de Belo Monte terá capacidade de 11,181 mil megawatts (MW) e alagará uma área de 441 quilômetros quadrados. A empresa alega que esta relação entre potência instalada e área inundada do empreendimento é a melhor da história da hidreletricidade do País.

O texto ainda diz que a exclusão dos outros dois aproveitamentos "se deveu ao contexto institucional, socioeconômico e energético do setor elétrico brasileiro", de modo que, com isso, apenas Belo Monte aproveitará o desnível concentrado no trecho da Volta Grande do Xingu.

Na avaliação da Eletronorte, a nova abordagem para o rio Xingu difere dos estudos de inventários executados durante a década de 1970 e 1980, quando foi descoberto um potencial de 20 mil MW, mas que a construção das hidrelétricas alagaria uma área de 18,3 mil quilômetros quadrados.

Entregue o levantamento à Aneel, a Eletrobrás aguardará a aprovação da atualização do inventário para dar início ao estudo de viabilidade para disponibilizar Belo Monte para leilão, o que deve ocorrer dentro de dois anos.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197695/visualizar/