Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 15 de Novembro de 2007 às 10:15

    Imprimir


RAMALLAH, Cisjordânia, 15 Nov 2007 (AFP) - O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, convocou nesta quinta-feira seu povo para que façam "cair o Hamas", o movimento islamita que tomou pela força o controle da Faixa de Gaza em junho passado.

"Devemos fazer cair este bando que tomou o controle da Faixa de Gaza pela força das armas e que explora o sofrimento e as tragédias de nosso povo", afirmou.

Falando num discurso por ocasião do 19º aniversário da proclamação simbólica do Estado palestino, também falou de paz com Israel.

"Quero dirigir-me ao povo e ao governo israelenses para dizer que estamos decididos a obter uma paz real, no interesse de nossa gerações futuras".

"A ocupação não dá segurança a ninguém. A paz e as relações de boa vizinhança baseadas na igualdad e no respeito são a receita para pôr fim a décadas de guerra, de sofrimentos e derramamento de sangue", acrescentou.

Abbas disse considerar a reunião de paz prevista para o final de novembro em Annapolis, perto de Washington, "um ponto de partida sério e decisivo para conseguir uma solução justa, que garanta os direitos de nosso povo, que aspira a liberdade e a independência".

O presidente palestino insistiu na denúncia "dos atos criminosos cometidos pelos bandos de delinqüentes do Hamas em Gaza, onde abriram fogo a sangue frio contra a multidão que participava na cerimônia em homenagem ao terceiro aniversário de morte do líder Yasser Arafat".

Sete palestinos morreram e 130 foram feridos a tiros na segunda-feira em Gaza, em confrontos entre a polícia do Hamas e manifestantes que participavam de ato em memória do líder histórico palestino.

Os incidentes explodiram quando centenas de milhares de palestinos se dispersavam ao fim de uma manifestação organizada pelo partido Fatah para recordar o terceiro aniversário da morte de Arafat, em 11 de novembro de 2004, em Paris, aos 75 anos de idade.

Policiais e militantes armados do Hamas, o movimento radical que assumiu o poder à força em Gaza em junho passado, abriram fogo contra os manifestantes. Algumas pessoas gritavam frases contra o grupo que governa Gaza.

Abbas considerou esta manifestação um repúdio ao golpe do Hamas em Gaza e um sinal de respaldo a sua presidência legítima, disse o porta-voz do governo.

Desde que chegou ao poder, o Hamas vem governando com mão de ferro na Faixa de Gaza, onde sua polícia dispersou várias manifestações do Fatah fazendo uso da força e de prisões, consideradas arbitrárias por numerosas organizações de diretos humanos.

Segundo os analistas políticos, a grande mobilização de segunda-feira aconteceu porque as pessoas estão começando a ficar fartas do Hamas. Os especialistas estimam que a ala moderada do Hamas foi "sufocada", e que o movimento islâmico já não goza mais da grande popularidade que possuía antes.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198327/visualizar/