Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 15 de Novembro de 2007 às 09:40

    Imprimir


SANTIAGO, 15 Nov 2007 (AFP) - A presidente chilena, Michelle Bachelet, viajou na manhã desta quinta-feira às pequenas cidades de Tocopilla e María Elena, duas das mais afetadas pelo terremoto de 7,7 graus que sacudiu, na quarta-feira, a região norte do Chile e deixou dois mortos.

A presidente se reunirá com uma delegação ministerial que chegou na véspera à região para coordenar a entrega de ajuda humanitária.

A cidade portuária de Tocopilla, o acampamento mineiro de María Elena e o pequeno povoado de Quillagua, o mais próximo do epicentro do tremor, serão declarados zonas de catástrofe pelo governo, entre outras localidades menores, informou o ministro do Interior Belisario Velasco.

A medida permitirá que se envie ajuda com maior rapidez a essa zona distante, 1.600 km ao norte de Santiago.

Em Tocopilla, onde ocorreram as duas mortes, a presidente visitará o hsopital que ficou muito danificado pelo terremoto e que deverá ser reconstruído.

O forte terremoto também deixou 45 feridos e mais de quatro mil desabrigados, informaram as autoridades.

A diretora do Escritório Nacional de Emergências do Ministério do Interior (Onemi), Carmen Fernández, informou que as vítimas, duas mulheres de Tocopilla, morreram "por lesões diretas", ligadas ao sismo. As vítimas foram identificadas como Leontina Espejo, de 88 anos, e Olga Petronila Ortiz, de 54, soterradas em desabamentos.

A diretora revelou ainda que cerca de 50 trabalhadores ficaram isolados em um túnel entre Tocopilla e Iquique que desabou, mas destacou que todos estão a salvo e aguardam por resgate.

O tremor, de 7,7 graus Richter, foi registrado às 12h43 (13h43 de Brasília), de acordo com o Serviço Sismológico da Universidade do Chile. Seu epicentro foi registrado a 35 km ao leste de Tocopilla.

O terremoto provocou cortes de energia elétrica e interrupção nas comunicações telefônicas que levaram à suspensão das atividades de mineração durante várias horas no norte do Chile.

Segundo a Rádio Cooperativa de Santiago, o aeroporto de Antofagasta, 1.200 km ao norte de Santiago, sofreu danos que provocaram a evacuação do terminal aéreo. Na mesma cidade, a varanda de um hotel caiu e destruiu um carro, sem deixar vítimas.

Nesta quarta-feira, terremotos também abalaram Argentina, Guatemala e El Salvador, mas o Serviço Geológico americano informou que não há relação entre os tremores.

O tremor registrado no Chile pôde ser sentido em pontos da capital paulista.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198334/visualizar/