Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 13 de Novembro de 2007 às 15:44

    Imprimir


Acelerar os investimentos na agroindústria e inserir os municípios da Baixada Cuiabana no momento propício e ritmo acelerado de desenvolvimento econômico pelo qual passa o Estado de Mato Grosso. Com base nesta perspectiva, o governador Blairo Maggi e dirigentes da empresa Sadia S/A assinaram na manhã desta terça-feira (13.11), um termo de cooperação e protocolo de intenções objetivando ampliar as atividades da empresa, principalmente na Baixada Cuiabana.

Durante a audiência, os empresários reafirmaram a disposição da Sadia de instalar dois aviários na estação experimental da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural de Mato Grosso (Empaer-MT), localizada no município de Acorizal (62 Km ao Norte de Cuiabá), que funcionariam inicialmente como unidades de pesquisa da própria empresa para aferição de resultados na produção de frangos em baixa altitude e em temperatura mais elevada durante o período de um ano. Uma unidade de produção para validação tecnológica positiva da atividade considerando as condições ambientais, nutricionais, bem estar animal e manejo das aves na região da Baixada Cuiabana. Para isso, a empresa deverá ocupar uma área de 74 hectares e construir dois galpões de 54 metros quadrados cada um, para a instalação dos aviários.

De acordo com o presidente da empresa, Gilberto Tomazoni, a partir dessa validação de tecnologia há uma propensão da empresa em ampliar os investimentos nos municípios da Baixada Cuiabana também. “Hoje nós trazemos nosso frango de Campo Verde para a unidade de Várzea Grande, se tudo der certo poderemos reduzir custos ao abastecermos a unidade com frangos da própria região da Baixada Cuiabana”, argumentou.

O governador Blairo Maggi foi enfático ao afirmar que é possível produzir frango de qualidade na região e que esta iniciativa da Sadia S/A vai impulsionar a economia local. “Essa região não conseguiu ainda se beneficiar do processo de desenvolvimento econômico, mas com mais esses investimentos vão distribuir a renda e beneficiar toda essa população”, assinalou.

No evento, Maggi agradeceu aos dirigentes da empresa lembrando que os incentivos fiscais também contribuíram para mais esta iniciativa. “Não tenho nenhum receio de questionamentos sobre os incentivos fiscais praticados no Estado porque não fizemos nada às escondidas. As empresas não viriam para cá sem os incentivos. Se for preciso fazer mais algum ajuste ou mesmo outra concessão o governo vai fazer porque para o governo, mais importante que o recurso não recolhido é que isso se reverta em emprego e renda para essas comunidades”, enfatizou.

O governador fez questão de afirmar ainda, que os lucros sociais dessa iniciativa são incomensuráveis e perdurarão por muito tempo porque irão marcar um impulso importante no sentido do desenvolvimento econômico da Baixada Cuiabana. “Posso afirmar que este investimento mudará o cenário da região marcando dois momentos, um antes e outro depois desse investimento”, acentuou.

O diretor de tecnologia da Sadia S/A, Osório Dal Bello se diz otimista com o projeto. Ele deve realizar o acompanhamento das atividades de pesquisa durante todo o processo. “Vamos avaliar se a produção é economicamente viável e validar a tecnologia, mas certamente os aviários ficam mais próximos para abastecer a unidade industrial de Várzea Grande e por isso mais compensador”, afirmou.

TÉCNICOS DA EMPAER APOSTAM NO PROJETO

O diretor técnico da Empaer-MT, Antonimar Marinho afirmou que este é um momento histórico para a Baixada Cuiabana, que até hoje viveu praticamente da prestação de serviços como atividade principal. Ele explicou que com os aviários, outras atividades poderão ser agregadas em toda a região. Para ele, o investimento será um passo gigantesco para impulsionar o desenvolvimento econômico da Baixada.

“Os produtores irão ofertar o frango, o esterco produzido poderá estimular a fruticultura e a partir daí desencadear outros processos produtivos beneficiando milhares de famílias na região”, destacou. O técnico da Empaer-MT, Mário Girardi enfatizou que o investimento está no campo macro-econômico e certamente desencadeará outras atividades econômicas paralelas. Ele explicou que a unidade de pesquisa de Acorizal foi escolhida por estar situada numa altitude média em relação aos outros municípios da Baixada Cuiabana, condição portanto mais eficaz na avaliação de altitude. “Este empreendimento será a tábua de salvação da Baixada Cuiabana”, enfatizou ele.

INCENTIVO FISCAL

O presidente da Sadia S/A, Gilberto Tomazoni destacou que os incentivos fiscais são o principal fator para a propensão da empresa em ampliar suas atividades no Estado. “Sem dúvida nenhuma, a questão do incentivo fiscal foi determinante para a decisão da empresa de ampliar suas atividades em Mato Grosso”, ressaltou.

Em relação a possíveis concorrentes na mesma atividade econômica, Gilberto observou que isso faz parte do processo. “A gente entende que os benefícios são estendidos a todas as empresas. Porque quando a gente fala que o incentivo é fundamental é porque nós comparamos um Estado com o outro. E o que se leva em consideração são as condições ambientais, os incentivos fiscais e o frete até os locais de consumo. Já estamos há muito tempo aqui no Estado e queremos ampliar esses investimentos. É diferente de chegarmos num lugar e começar do zero. Há então uma série de fatores a se considerar, mas com certeza a questão tributária, do incentivo fiscal é um dos fatores mais importantes”, Assinalou o empresário.

Em relação à dificuldade no preenchimento dos postos de trabalho disponibilizados pela empresa, principalmente na planta industrial de Lucas do Rio Verde, Gilberto Tomazoni afirmou que isso é um desafio. “Temos um desafio muito grande lá em Lucas do Rio Verde, em termos de mão-de-obra. Vamos precisar de cinco mil funcionários de diversas qualificações, e a cidade não tem uma infra-estrutura hoje, suficiente para suportar esse número de pessoas. Então temos trabalhado com o município e com o governo do Estado procurando criar condições para que se torne viável o projeto. Não basta fazer o investimento, nós precisamos fundamentalmente das pessoas para desenvolvê-lo”, explicou.

Participaram ainda da cerimônia de assinatura os secretários, Waldir Júlio Teis (Fazenda), Neldo Egon Weirich (Desenvolvimento Rural), o deputado estadual Otaviano Pivetta, o secretário adjunto de Desenvolvimento da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme); Manoel Antonio Rodrigues Palma e o técnico, José Juarez (Sicme).





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198621/visualizar/