Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 13 de Novembro de 2007 às 11:04

    Imprimir


Discutir as peculiaridades da mineração de calcário e como praticá-la adequadamente, visando diminuir o impacto ambiental, e conhecer novos modelos de gestão no setor. Esses e outros assuntos serão discutidos durante o Encontro Nacional de Produtores de Calcário (Enacal) 2007, que será realizado entre os dias 15 e 18 de novembro, no Hotel Sesc Pantanal, em Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá). Promovido anualmente pela Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) em diferentes regiões brasileiras, esta é a segunda vez que o evento é realizado em Mato Grosso. Em 1993 ocorreu em Cuiabá, na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

A expectativa é reunir cerca de 100 participantes dos Estados produtores, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Espírito Santo e Mato Grosso. Entre as palestras agendadas estão: ‘Controle de Poluição em Minas de Calcário e Fornos de Cal’, ‘Gritas e Licenciamento Ambiental’, ‘Poeiras na Mineração’ e ‘Sistemas de Gestão Industrial’. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Extração do Calcário do Estado de Mato Grosso (Sinecal), Serafim Carvalho Melo, a questão da preservação ambiental será amplamente discutida no evento.

“Atualmente, existe uma preocupação muito grande dos mineradores quanto a questão da sustentabilidade ambiental na atividade de mineração como um todo e, particularmente, quanto à produção de pó calcário. Como se sabe, 85% de nosso cotidiano depende da mineração, que é uma atividade econômica importante na vida moderna, porém potencialmente poluidora. Diante de tal fato, é imprescindível darmos prioridade para o conhecimento sobre as soluções mitigadoras dessa questão”, ressalta o presidente.

Segundo Melo, após a realização do encontro ocorrem algumas inovações nas regiões produtoras, pois o evento propicia a troca de experiências, além de importantes decisões no sentido da inovação tecnológica do setor de calcário. “Discute-se também como inserir este moderno insumo da agropecuária na produção de alimentos, na agricultura familiar, que estão entre as demais questões contidas no Planacal, entregue para o governo federal”. O Plano Nacional de Correção do Solo (Planacal), apresentado ao Ministério da Agricultura, tem como objetivo contribuir para o aumento da produtividade e da competitividade da produção agropecuária brasileira, através do estimulo à prática da calagem, reduzindo a acidez dos solos.

O Enacal 2007 tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), além da Fiemt, do Instituto Ação Verde e da empresa Granaço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3623-0212 ou e-mails joevento@terra.com.br e sanepres@terra.com.br





Fonte: Assessoria Fiemt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198662/visualizar/