Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 12 de Novembro de 2007 às 20:09

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (12) com o primeiro-ministro britânico Gordon Brown sobre as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) pela liberalização do comércio global.

Na conversa telefônica, que teve pouco menos de 30 minutos, Lula descartou que o Brasil queira bloquear a rodada. E informou que haverá uma reunião ministerial do G20, grupo de países pobres que negociam os termos da Rodada de Doha, para a próxima quinta-feira (15), em Genebra.

"O Brasil convocou a reunião de ministros do G20 porque queremos uma rodada não a qualquer preço, mas com um resultado justo e equilibrado que atenda a todos", disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

O chanceler brasileiro afirmou que a reunião tem como objetivo reiterar dois aspectos. “Primeiro, firmeza porque queremos um resultado ambicioso em agricultura com um equilíbrio geral. Não se pode pedir aos países em desenvolvimento mais do que aos outros. E segundo é que queremos negociar, queremos chegar a uma conclusão”, disse.

Amorim rejeitou a tese de que o Brasil tenha interesse em criar dificuldades nas negociações de Doha. “Nós não queremos de modo algum. Nem será licito nem correto tentar imputar ao Brasil qualquer desejo de bloquear a Rodada. Se o Brasil quisesse bloquear a Rodada, era mais fácil ficar quieto parado porque por si mesmas as coisas não andam somente com o impulso das lideranças”, disse o ministro.

As negociações caíram num impasse porque os países pobres do G20 pedem maior abertura do mercado agrícola das nações mais ricas e rejeitam a proposta de Estados Unidos e União Européia, que querem acesso amplo de seus produtos industrializados.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198738/visualizar/