Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 12 de Novembro de 2007 às 19:58
Por: DANIEL DINO

    Imprimir


O governador Blairo Maggi confirmou nesta segunda-feira (12.11) a participação na 13ª Conferência das Partes da Convenção Quadro de Mudança Climática (COP 13). O encontro é promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e acontece no dia 13 de dezembro, em Bali, na Indonésia. Ele irá defender o programa de desmatamento evitado e mostrar as ações que estão sendo desenvolvidas no setor para ampliar a preservação ambiental. Uma reunião entre Governo e setor produtivo iniciou o debate de como será a participação do Estado durante a conferência.

O secretário de Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan, explica que o Executivo procura a participação da sociedade para que o projeto de preservação exposto pelo Estado na conferência possua embasamento técnico, e ainda, represente os setores que compõe Mato Grosso. Uma outra reunião, desta vez com ambientalistas, está agendada para esta terça-feira (13.11). “Vamos mostrar o que estamos fazendo no setor de preservação ambiental. A proposta apresentada pelo governo de redução de desmatamento está tomando corpo e chama a atenção internacional como uma alternativa viável”, ressalta o secretário.

O desafio, apresentado durante a reunião desta segunda-feira no Palácio Paiaguas, é fazer com que o Estado consiga oferecer serviços que qualidade em saúde, educação, segurança, habitação, para uma população em constante crescimento, sem aumentar a produção com abertura de novas áreas. A proposta defendida pelo governador Maggi de desmatamento evitado compensaria financeiramente quem mantêm a floresta em pé. O dinheiro viria de fundos ambientais internacionais e também do mercado da compra de carbono.

Mato Grosso é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. O diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja, Marcelo Duarte, comenta que comparando com os outros produtores mundiais, o Estado de Mato Grosso é o que mais preserva suas florestas. Ele referenciou durante a reunião que o setor produtivo irá apresentar durante a conferência um Estado que produz preservando o meio ambiente. “Nós temos uma legislação ambientalista em Mato Grosso, o que não se vê em muitos lugares. Temos o compromisso de cumprir até o ano de 2010 o Pacto Ambiental, onde 100% das propriedades no Estado devem estar plenamente licenciadas e com áreas de preservação e conservação”, argumenta.

A redução do desmatamento traz ganhos imediatos não só para Mato Grosso, como para todo o planeta. O secretário de Meio Ambiente apontou que o Estado está realizando sua parte em relação a políticas e propostas de preservação ambiental, mas é necessário que outros países façam o mesmo e assim afaste elevação do efeito estufa.

COP - O evento vai reunir em debates, representantes de organizações não-governamentais ligadas ao meio ambiente, jornalistas, parlamentares e dirigentes públicos de diversos países, ministros de Estado e observadores da sociedade civil organizada. A Conferência deve reunir em Bali aproximadamente 8 mil pessoas onde uma decisão sobre a possibilidade de compensação financeira por evitar o desmatamento será discutida.

DESMATAMENTO EVITADO – A proposta é recompensar o produtor rural que não fizer a abertura de novas áreas, dentro do percentual previsto legislação brasileira que teria direito a desmatar (20% floresta e 65% cerrado).

Ainda participaram da reunião representantes do programa de desenvolvimento MT Regional, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), da Federação das Industrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e do Sindicato das Indústrias Sulcroalcoleiras de Mato Grosso (Sindálcool). Uma outra reunião com o setor produtivo está agendada para o dia 21 de novembro.

Participaram também da reunião representantes do programa de desenvolvimento MT Regional, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), da Federação das Industrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e do Sindicato das Indústrias Sulcroalcoleiras de Mato Grosso (Sindálcool). Uma outra reunião com o setor produtivo está agendada para o dia 21 de novembro.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198739/visualizar/