Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 11 de Novembro de 2007 às 10:15

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano está oferecendo um curso de capacitação em Licenciamento Ambiental a servidores da pasta. O primeiro módulo tratou do tema Gerenciamento de Resíduos de Saúde e Industriais e foi ministrado pelo analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), Eduardo Figueiredo Abreu. Com a proposta de formação continuada, o curso pretende identificar as empresas que produzem resíduos sólidos e implantar uma Política Regional de Gerenciamento para a Baixada Cuiabana.

Para o secretario municipal de meio ambiente, Éden Capistrano, o curso é muito oportuno, tendo em vista a necessidade de preparar a equipe dentro do novo contexto em que o município passa a assumir funções antes delegadas ao Estado e à União. "O licenciamento ambiental, por exemplo, agora é de responsabilidade municipal. Com este curso, Cuiabá é quem ganha tendo em vista que os prefeitos e secretários passam mas os funcionários efetivados permanecem e com eles a experiência e aprendizado adquiridos." enfatizou.

O presidente do Instituto Creatio, Luciano de Carvalho Mesquita analisa que "o Creatio tem uma atuação especialista na área de gestão pública. Neste caso estamos proporcionando a oportunidade de formar diretamente fiscais da gestão municipal de Cuiabá. O retorno social é imediato". O curso está sendo realizado no auditório do Instituto Creatio nos dias 12, 13 e 14, das 14h às 18h.

Ao todo serão 20h neste primeiro módulo que contará com aulas teóricas e visitas práticas em locais, públicos e privados, onde esses resíduos são produzidos e/ou tratados.

RESÍDUOS

Resíduos sólidos são materiais heterogêneos, (inertes, minerais e orgânicos) resultantes das atividades humanas e da natureza, que podem ser parcialmente utilizados, gerando, entre outros aspectos, proteção à saúde pública e economia de recursos naturais. Os resíduos sólidos constituem problemas sanitário, ambiental, econômico e estético.

A gestão de resíduos sólidos compreende atividades de planejamento, responsabilidades, recursos, procedimentos e processos aplicados à esses resíduos de modo a garantir a prevenção (e a remediação) da poluição. As atividades envolvem geração, manuseio, acondicionamento e armazenamento, transporte e tratamento de resíduos.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198958/visualizar/