Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 10 de Novembro de 2007 às 14:47

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está realizando, por meio de cooperação técnica entre o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac) e o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), de Mato Grosso, as cirurgias de Distracção Osteogênica, mais conhecida como cirurgia de alongamento ou correção da mandíbula. Desde Setembro de 2007 foram realizadas 12 operações desse tipo no HUJM. Essas cirurgias eram realizadas apenas no estabelecimento de Saúde denominado Centrinho de Bauru, em São Paulo. Agora o Cridac também está oferecendo esse serviço para todo o Estado de Mato Grosso e pode se tornar referência para a região Centro Oeste.

“A cirurgia de correção de mandíbula acontece em virtude de deformações congênitas crânio-maxilo-facial de crianças, deformações essas que podem persistir por toda a vida do indivíduo, provocando exclusão e estigma social. A dificuldade de deslocamento do paciente para São Paulo (Bauru) causava muitos problemas para os doentes. Com o oferecimento da cirurgia em Mato Grosso estamos trazendo melhor qualidade de vida para os portadores dessa deformidade e tornando a inclusão social mais fácil e rápida para o paciente”, explicou a diretora geral do Cridac, Lúcia Maria de Campos Provenzano.

Os custos dessas operações estão sendo divididos entre o HJMU e a Secretaria de Estado de Saúde. Mas o serviço já está passando por estudos visando possibilitar o seu credenciamento ao Ministério da Saúde que editará nova Portaria no ano de 2008.

As cirurgias são realizadas por médicos que fizeram Doutorado em correção de deformações congênitas crânio-maxilo-facial. O procedimento é realizado no Hospital Universitário Júlio Muller e os pacientes são dirigidos para UTIs referenciadas pelo Estado para o período de recuperação pós-operatória. “No caso das últimas cirurgias realizadas, em que foram corrigidas mandíbulas de duas crianças, por exemplo, uma está fazendo o pós-operatório na UTI pediátrica do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e a outra na UTI pediátrica do HUJM”, explicou Lúcia Maria. Ela ressalta ainda que os atendimentos de pré e pós-operatório são realizados pelo Cridac.

A realização dessas cirurgias, em parceria com o Hospital Universitário Julio Müller, é uma indicação da constante atualização do Cridac e do esforço do Centro em sempre oferecer o serviço que melhor atenda ao usuário do Sistema Único de Saúde, em Mato Grosso, segundo a diretora geral do Cridac.

NOVO SERVIÇO

Também já foi adquirido, pelo SES/Cridac, um Eletromiógrafo, aparelho que realiza exames de Eletroneuromiografia, o que vai tornar possível, pela primeira vez, que esses exames sejam feitos pela Secretaria de Estado de Saúde. O exame é necessário para a avaliação e tratamento de pacientes de diversas áreas médicas tais como ortopedia, neurologia, neurocirurgia, fisiatria, reumatologia, endocrinologia, nefrologia, oncologia, cardiologia, clinica médica e medicina do trabalho, dentre outras. Na medicina do trabalho os exames podem ser usados para prevenção e diagnóstico de Lesão por Esforço Repetitivo (LER).

O exame consiste em duas etapas: o estudo da neurocondução e a eletromiografia com eletrodo de agulha intramuscular. A neurocondução sensitiva e motora permite localizar e classificar as lesões nervosas periféricas, direcionando e permitindo uma avaliação prognostica. Já a eletromiografia permite o mapeamento dos territórios relacionados aos nervos periféricos do corpo humano (mãos, pés, braços e pernas) permitindo uma localização mais precisa dos locais de lesão nervosa.

“O uso do aparelho no atendimento da demanda do Cridac vai significar uma razoável economia de recursos uma vez que a SES precisava pagar esses exames em clínicas particulares”, explicou Lúcia Maria. Pelo exame de cada membro (mãos, pés, braços e pernas) os laboratórios particulares cobram aproximadamente R$ 100.





Fonte: SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199023/visualizar/