Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 10 de Novembro de 2007 às 13:22

    Imprimir


A Petrobras confirmou ontem à noite a compra de 87,5% de uma refinaria no Japão, a Nansei Sekiyu Kabushiki Kaisha (NSS), por US$ 50 milhões. A aquisição marca a entrada da estatal brasileira em atividades de refino naquele país. A participação pertencia a TGSK, subsidiária da ExxonMobil. A Sumitomo, que detém os 12,5% restantes, manterá sua fatia na empresa em sociedade com a estatal brasileira.

A refinaria da Exxon, que refina petróleo leve, tem capacidade para 100 mil barris por dia e conta também com um terminal de petróleo e derivados com capacidade de armazenamento de 9,6 milhões de barris, três piers e uma monobóia. Está prevista a utilização do terminal para impulsionar a comercialização de biocombustíveis no Japão e no mercado asiático. A idéia também é complementar o atual comércio de petróleo e derivados naquele mercado, de aproximadamente 100 mil barris por dia.

Segundo comunicado da Petrobras, a compra está alinhada ao planejamento estratégico da companhia referente ao aumento da capacidade de refino de petróleo no exterior e contribui para a expansão da comercialização de petróleo e derivados produzidos pela companhia.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199030/visualizar/