Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Sexta - 09 de Novembro de 2007 às 23:12

    Imprimir


Pequim, 9 nov (EFE).- A China, maior fornecedor mundial de créditos de carbono, lançou hoje um fundo estatal para gerir o dinheiro obtido com o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo previsto no Protocolo de Kioto para lutar contra a mudança climática.

Este mecanismo permite que os países industrializados financiem projetos em favor do meio ambiente em países em desenvolvimento, em troca de "créditos de carbono", que aplicam para cumprir seu compromisso com o Protocolo de Kioto de reduzir, entre 2008 e 2012, suas emissões poluentes em 5,2%, em relação aos níveis de 1990.

O novo fundo arrecadará dinheiro que será investido em novos projetos e em outros já existentes, com o objetivo de fomentar iniciativas de conservação e educação ambiental, segundo explicou hoje o ministro das Finanças chinês, Xie Xuren, que administrará os recursos.

No final de outubro, a China havia aprovado 885 projetos de créditos de carbono que, caso sejam concluídos com sucesso, fornecerão às empresas chinesas US$ 15 bilhões, afirmou no evento Xie Zhenghua, vice-ministro da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento. Deste total, US$ 3 bilhões irão para o novo fundo.

O lançamento do fundo chega poucas semanas antes da conferência mundial sobre mudança climática de Bali, na qual serão discutidas as bases para um acordo que substitua, em 2012, o Protocolo de Kioto.

Em seu relatório anual divulgado esta semana, a Agência Internacional da Energia (AIE) disse que a demanda energética crescerá 55% até 2030, e quase a metade deste aumento corresponderá ao consumo de China e Índia.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199097/visualizar/