Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 09 de Novembro de 2007 às 21:53

    Imprimir


Será realizado em Mato Grosso o Encontro Nacional de Produtores de Calcário (Enacal) 2007, entre os dias 15 e 18 de novembro, no Hotel Sesc Pantanal, em Poconé (145 km de Cuiabá). O evento é promovido anualmente pela Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) em diferentes regiões brasileiras, esta é a segunda vez que o evento é realizado em Mato Grosso.

No evento serão discutidas, entre outros temas, as peculiaridades da mineração de calcário e como praticá-la adequadamente, visando diminuir o impacto ambiental, e conhecer novos modelos de gestão no setor. Outro assunto que será amplamente discutido é a questão da preservação ambiental, ressalta o presidente do Sindicato das Indústrias de Extração do Calcário do Estado de Mato Grosso (Sinecal), Serafim Carvalho Melo, que afirma a preocupação dos mineradores com relação à sustentabilidade ambiental na atividade de mineração como um todo, principalmente ligada à produção do calcário. Segundo ele a mineração é uma atividade importante, porém altamente poluidora, por isso é necessária sua discussão.

A expectativa é reunir cerca de 100 participantes dos Estados produtores, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Espírito Santo e Mato Grosso. Entre as palestras agendadas estão: ‘Controle de Poluição em Minas de Calcário e Fornos de Cal’, ‘Gritas e Licenciamento Ambiental’, ‘Poeiras na Mineração’ e ‘Sistemas de Gestão Industrial’.

O Enacal 2007 tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), e da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), do Instituto Ação Verde e da empresa Granaço.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199104/visualizar/