Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 01 de Novembro de 2007 às 13:33

    Imprimir


O número de queimadas no Brasil, aumentou 138% de janeiro a outubro deste ano em comparação ao mesmo período de 2006, segundo informações do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No acumulado do ano, foram identificadas 63.399 queimadas.

Só em outubro, foram registrados 14.240 focos de incêndio no país, um aumento de 446% em relação ao mesmo mês do ano passado. Maranhão aparece em primeiro lugar com 3.774 focos. O Pará vem em seguida com 1.810 focos. Mato Grosso registrou 1.586 queimadas.

Problemas nos estados - No fim de setembro, um incêndio atingiu 15 fazendas de União do Sul (MT). Animais morreram queimados e parte da vegetação foi destruída. Na época, as queimadas controladas haviam sido liberadas e a umidade relativa do ar na região estava baixa, em torno de 20%, o que pode ter colaborado para que o fogo se alastrasse mais rapidamente.

No Maranhão, o calor, a baixa umidade e as queimadas se tornaram um perigo para os moradores das áreas rurais que vivem em casas cobertas de palha. Famílias ficaram desabrigadas na cidade de Colinas após perderem suas casas em um incêndio iniciado na área rural em setembro.

Para proteger suas construções, a maioria das famílias usa água de poço para tentar afastar o perigo do fogo durante o período de seca no Nordeste. As brigadas comunitárias tentam controlar o fogo ao redor dos casebres na maioria dos municípios do estado.

No Sudeste do Pará, um incêndio na Floresta Nacional de Carajás chegou a colocar em risco a área da reserva indígena Xikrin do Cateté, no limite dos municípios de Parauapebas e Água Azul do Norte, no início de setembro.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200392/visualizar/