Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 29 de Outubro de 2007 às 15:09
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


Mato Grosso tem registrado, de Janeiro a Outubro de 2007, um total de 18.028 casos notificados de Dengue. Em comparação com o mesmo período de 2006, quando foram alistadas 11.066 notificações de casos da doença, houve um aumento de 60,38% de ocorrência da Dengue, segundo dados da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Também foram registrados 13 casos de Febre Hemorrágica de Dengue (FHD): 3 no município de Primavera do Leste, 2 em Alta Floresta, 1 em Várzea Grande, 1 em Novo Monte Verde, 2 em Carlinda, 1 em Campo Verde, 1 em Cuiabá, 1 em Sinop, 1 em Lambari do Oeste e 1 em Barra do Bugres. Desse número 7 casos evoluíram para a cura e 6 resultaram em óbitos.

A coordenadora do Programa Estadual da Dengue, Maria de Lourdes Girardi, disse que a atenção da Saúde do Estado está sendo focada na organização dos serviços envolvidos com o enfrentamento da doença no que se refere a organização de critérios técnicos, de metodologia de trabalho, adoção de estratégias, fornecimento de informações sobre a doença, formas de prevenção e tratamento, além do monitoramento e orientações para o diagnóstico correto.

“Essa organização envolve o controle e a assistência nos níveis municipais. A SES está orientando os municípios de Mato Grosso para que se organizem no enfrentamento da Dengue, mantendo um número adequado e capacitado de profissionais que trabalhem no controle da Dengue e, também, revisando seu estoque para investir na aquisição e manutenção de equipamentos e materiais necessários ao combate à doença”, explicou Maria de Lourdes.

A coordenadora afirmou que, enquanto os municípios trabalham nessa direção, a SES continua realizando a sua parte no enfrentamento à doença capacitando as equipes de médicos, nos municípios, para dar a assistência que a população precisa em casos graves da Dengue. “Além disso, estamos trabalhando com as Vigilâncias Epidemiológica para que possam atuar na notificação e investigação dos casos”, informou.

Maria de Lourdes ressaltou que os municípios que possuem mais de 100 mil habitantes, como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres, estão realizando um serviço de Levantamento de Índices Rápidos (Lira) da Dengue objetivando levantar a densidade e distribuição do vetor para desencadear medidas mais ajustadas para o controle efetivo do vetor.

PAPEL DA POPULAÇÃO - Já o coordenador da Vigilância Ambiental, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, lembrou que uma forma de se obter êxito no enfrentamento da Dengue é a população dos municípios usar informações fornecidas pela Saúde do Estado para por em prática medidas preconizadas para se evitar o aumento de casos.

A Coordenadoria de Vigilância Ambiental sugere a adoção de 18 medidas que podem ser adotadas pela população no enfrentamento à doença para prevenir e evitar o nascimento do mosquito da Dengue. São elas:

- Caixas d’água devem ser mantidas sempre bem tapadas. Os pratinhos de vasos de plantas, ou Xaxim, não devem ser deixados apenas com água. Encha o espaço de areia, até a borda do pratinho. Bromélias ou outras plantas que acumulam água devem receber tratamento com água sanitária, na proporção de uma colher de sopa para um litro de água. As plantas devem ser regadas, no mínimo, duas vezes por semana com essa mistura. Os depósitos de lixo, tanto dentro como fora da casa, devem ser forrados com saco plástico e devem sempre ser mantidos bem fechados. Latas, vidros, copos, garrafas descartáveis ou qualquer outro objeto que possa acumular água devem ser colocados num saco plástico que fique bem fechado e descartado para o serviço de coleta de lixo. Aqueles recipientes recicláveis devem ser mantidos ao abrigo da chuva ou virados de boca para baixo.

- Piscinas devem ser limpas uma vez por semana, no mínimo. A água deve sempre ser tratada com cloro e, quando a piscina não for usada deve ser coberta. - Calhas também devem ser cuidadas para não acumular água da chuva. Verificar se não estão entupidas e remover folhas ou outros materiais que possam evitar a reprodução do mosquito da Dengue.

- Pneus velhos também não devem ser estocados, pois podem acumular água da chuva. Eles podem ser entregues no serviço de limpeza urbana, mas caso haja necessidade de guardar pneus velhos eles devem ficam sempre em locais cobertos, e longe de água.

- Os vasilhames usados para dar água aos animais domésticos devem ser lavados com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana. Os vasos sanitários em banheiros pouco usados devem receber descarga pelo mesmo período e as bandejas externas de geladeiras devem ser lavadas com água e sabão também duas vezes por semana.

- Lago, cascata ou espelho de água decorativo devem ser mantidos sempre limpos. Criar peixes é uma boa opção para esses locais porque os peixes comem as larvas dos mosquitos. Se não quiser criar peixes mantenha a água tratada com cloro ou encha de areia. Já os tonéis e outros depósitos de água devem ter suas paredes internas lavadas com bucha, água e sabão uma vez por semana, no mínimo.





Fonte: SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200862/visualizar/