Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 29 de Outubro de 2007 às 08:59

    Imprimir


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo país, de mais de 30 produtos sem registro.

Cinco medicamentos, fabricados pela empresa Sigma Phamaceuticals, da Austrália)Sigma Phamaceuticals, , e importado pela Arrow Farmacêutica (RE 3351), de Rio Comprido (RJ), estão na lista. Os medicamentos são: Alprazolam e Arroplam (forma farmacêutica e apresentação 0,25;0,5 e 1,0mg comprimido); Cloridrato de Ciprofloxacino (250 e 500mg comprimido revestido); Citalopram (20mg, comprimido revestido); e Glicazida – Erowgliz (80mg, comprimido). A inspeção realizada pela Anvisa na empresa australiana constatou o não cumprimento das Boas Práticas de Fabricação.

Já a empresa JSA Produtos Naturais, de Colatina (ES) está com os seguintes produtos suspensos (REs 3321 e 3322), por falta de registro: Progarra, Reumaflora, Emagress, Fort Ervas, Vermilher 1000, Mulher 1000 Ervas, Ginko Biloba, Unha de Gato, Calmi Ervas, Alcachofra, Ginseng, Senne, Pata de Vaca, Clorofila Superconcentrada, Ginco Biloba, Tônico Ferruginoso e Prostatan.

A medida definitiva da Anvisa também atingiu dez produtos da empresa Promel Indústria e Comércio (RE 3323), de Nova Venécia (ES): Prostatan, Senne, Tanaceto, Cáscara Sagrada, Porangaba, Chá Emagress, Chá Uxi Amarelo, Uxi Amarelo Cápsulas, Vermiflora e Chapéu de Couro.

A empresa Prohosp – Comércio e Representação de Produtos Hospitalares (RE 3326), de Porto Alegre (RS), não poderá mais fabricar ou importar todos os produtos para a saúde que vinha fornecendo ao comércio. De fabricantes desconhecidos, Liverjoice, Hálito Max, Vida Sbelt, Fumenol, Virilforce, Acnemax e Kaspilhol também não têm registro junto à Agência e foram suspensos.

Saneantes

Foi suspenso, ainda, o saneante Pury Vitta, produzido pela empresa Meneguetti Indústria Química (RE 3324), de Dois Córregos (SP). O rótulo do produto apresentou diversas irregularidades, nos itens modo de usar, finalidade, composição, princípio ativo e advertência. Além disso, a validade do produto foi aumentada para 24 meses, em desacordo com o prazo registrado na Agência, que é de seis meses.

Já o lote 000077 do produto Lavalouças Star Det Neutro, fabricado pele empresa Sker Indústria Química (RE 3320), de Sarzedo (MG), foi interditado por noventa dias. O lote apresentou contagem de bactérias aeróbias acima do permitido e o rótulo estava em desacordo com o registrado na Anvisa.

Serviço

A suspensão de um ou de todos os lotes de determinado produto é definitiva e tem validade imediata, após divulgação da medida no Diário Oficial. O recolhimento (retirada do mercado) é de responsabilidade do fabricante. O usuário que já tiver adquirido algum produto dos lotes suspensos (o número do lote é impresso na embalagem) deve interromper o uso imediatamente.

No caso de tratamentos que não podem ser interrompidos, o usuário deve procurar o médico para receber orientações. Para outras informações, entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante. Na seção de Inspeção do site da Anvisa, está disponível relação de medicamentos em processo de recolhimento.

Já a interdição de produtos é uma medida válida por 90 dias após a divulgação no Diário Oficial, período em que é realizada a contraprova do laudo de análise fiscal emitido por órgão-parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Durante esse prazo, os lotes interditados não podem ser comercializados nem consumidos. O número do lote é impresso na embalagem.

O usuário que tiver adquirido algum produto dos lotes interditados deve interromper o uso e, em caso de dúvidas, deve entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor do fabricante.





Fonte: Anvisa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200931/visualizar/