Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 26 de Outubro de 2007 às 13:31
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Secretários de Estado, deputados estaduais, prefeitos, produtores e lideranças empresariais participam nesta sexta-feira (26.10), do miniestradeiro do desenvolvimento econômico e sócioambiental do Alto Rio Paraguai, no Médio Norte do Estado, percorrendo ao menos cinco Municípios.

Nesta quinta-feira (25.10) à noite, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Projetos Estratégicos (Sepe) e Planejamento (Seplan), entregaram, na Escola Agrícola Duílio Ribeiro Braga, em Arenápolis (258 km a Médio-Norte de Cuiabá), aos 13 Municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental, duas importantes ferramentas de planejamento de ações públicas: Município em Números e Censo Econômico.

Segundo o secretário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, o Censo Econômico irá auxiliar os consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e social na identificação de cadeias produtivas e elaboração de projetos e ações.

Os dados vão subsidiar os programas de desenvolvimento do Estado, possibilitando o planejamento de ações com mais qualidade, embasado em informações atualizadas, assinala Vettorato.

De Arenápolis, a comitiva de estradeiro partiu nesta sexta-feira para Denise, a fim de se reunir com produtores de seringueira, na Vila Nossa Senhora de Fátima. Ainda no período da manhã, os integrantes do estradeiro estarão em Nova Marilândia. Lá, visitarão os projetos das cadeias produtivas do abacaxi e do frango, no assentamento Nossa Terra, Nossa Gente, do Instituto de Terra de Mato Grosso.

Em seguida, eles partem com destino ao Assentamento São Francisco, em Nortelândia, onde se reúnem com produtores de leite. No período da tarde, ainda em Nortelândia haverá uma reunião, a partir das 13 horas, no Centro de Apoio a Juventude, com lideranças locais.

Após a reunião, a comitiva segue com destino a Alto Paraguai a fim de conhecer os projetos de revitalização econômica da economia exaurida de garimpo. Nesta região, os buracos de garimpo deram lugar às cadeias produtivas da piscicultura e minhocultura.

O estradeiro será encerrado em Diamantino, no Assentamento Kaeté, onde funciona o um minilaticínio.

Formam o consórcio do Alto Rio Paraguai os Municípios de Alto Paraguai, Nortelândia, Denise, Barra do Bugres, Arenápolis, Nova Marilândia, Diamantino, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Santo Afonso, Porto Estrela, São José do Rio Claro e Campo Novo do Parecis. Nesta região, os gestores públicos estão fomentando as cadeias produtivas do leite, piscicultura, avicultura de corte, heveicultura (seringueira), fruticultura (abacaxi) e ovinocultura.

Integram a comitiva os secretários Neldo Egon (Desenvolvimento Rural), Neurilan Fraga (Projetos Estratégicos), Rodrigues Palma (Indústria e Comércio), Leôncio Pinheiro (Empaer), os deputados José Domingos, José Riva e Vagner Ramos, além de prefeitos e vereadores.





Fonte: Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/201245/visualizar/