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Tecnologia
Segunda - 22 de Outubro de 2007 às 15:56
Por: Daniel Dino

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O novo site da Secom entra na rede nesta segunda-feira (22.10). Com seu layout reformulado, o sítio foi desenvolvido para destacar a metalinguagem entre imagens, textos e áudios, oferecendo mais opções de conteúdo ao visitante em um número menor de cliques. O sistema de busca de arquivos foi refinado, garantindo maior precisão em seus resultados. As fotografias foram ampliadas e ganharam uma galeria flutuante na capa, onde elas ficam se alternando conforme assunto. As reportagens de televisão e rádio também ganharam espaço na capa do novo veículo, não necessitando abrir novas janelas para serem acessadas como no antigo site.

As matérias, seguindo o conceito de portal de notícias, estarão organizadas em doze editorias conforme assuntos. O padrão de cores utilizado, tonalidades de cinza e azul, foi escolhido para evitar o cansaço na leitura. "São mudanças que realçam a qualidade do conteúdo disponibilizado pelo Estado, de maneira fácil e com uma estática leve", comenta o responsável pelas mudanças no site, Fábio Monteiro.

As vídeo-reportagens podem ser visualizadas maximizadas em tela cheia, basta dar dois cliques sobre a imagem. Os vídeos com qualidade de reprodução própria para a Internet ficam disponíveis para download, enquanto os com qualidade profissional, poderão ser adquiridos gratuitamente entrando em contato com a Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), o mesmo acontece com as matérias de rádio. Ainda sobre a reprodução de conteúdo do Governo, o novo site acrescenta em cada matéria o link 'indique para um amigo', o que incentiva o leitor a repercutir o material produzido pelo Governo, iniciativa com objetivo de fortalecer a transparência das ações públicas.

Essa é a quarta atualização do site da secretaria, e a terceira do governo Blairo Maggi. O sistema de publicação de matérias continua o mesmo. Os assessores de imprensa de cada órgão, bem como a equipe de repórteres da Secom, publicam as matérias diretamente no site, sendo liberadas logo em seguida pelos editores.

O secretário de Comunicação do Estado, José Carlos Dias, explicou que todas as mudanças visam atender melhor o público externo, principalmente os jornalistas que utilizam o endereço para obter informações sobre as ações do Governo. "O site está se tornando uma ferramenta inovadora, de fácil acesso. O conteúdo está todo disponível para os clientes".

Foram três meses de pesquisas e aprimoramentos para chegar a versão que está sendo lançada. "O site foi desenvolvido por uma equipe ciente da responsabilidade que é criar um portal de comunicação para um Estado com o grande volume de informações que é Mato Grosso", disse o secretário adjunto de Comunicação, Elpídio Spiezzi.

NÚMEROS

O endereço virtual da Secom possuí uma média mensal de acessos em aproximadamente 206.500, estes são responsáveis por 2.331.000 pageviews todos os meses. O banco de fotografias em alta resolução conta atualmente com mais 42.700 fotos. Estão arquivados pelo menos 40.900 textos jornalísticos, mais de 6.240 matérias de rádio e 230 vídeo-reportagens.

O site é referência em Mato Grosso, mas seus acessos registram visitantes de todo o mundo. Este ano, mais de 114 países acessaram o endereço. O principal deles é Portugal, com mais de 49 mil registros, seguido por Japão e Itália. A lista abrange países menos conhecidos dos mato-grossenses, como Tuvalu, e ainda com acessos de máquinas militares, e do Governo dos Estados Unidos.





Fonte: Redação/Secom-MT

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