Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 15 de Outubro de 2007 às 13:35

    Imprimir


O objetivo da empresa é a satisfação do consumidor e o atendimento aos indicadores





O comprometimento com a melhoria da qualidade da energia fornecida e dos serviços prestados aos consumidores acaba de render à Cemat o selo NBR ISO 9001:2000, uma certificação de Qualidade emitida pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, vinculada à Universidade de São Paulo (USP). A ISO 9001:2001 é o reconhecimento de todos os esforços e investimentos da empresa na padronização dos processos, visando atender às necessidades dos clientes, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager).

“Obter a certificação ISO 9001 significa adotar o conceito de qualidade nos processos, garantindo eficácia no controle dos indicadores e aumento da satisfação dos clientes e do público interno. Essa é a nova forma de fazer distribuição de energia elétrica em Mato Grosso”, afirma o vice-Presidente de Operações da Cemat, Arlindo Napolitano.

A concessionária foi certificada para os seguintes processos: Relacionamento com clientes (por meio da Ouvidoria), órgão regulador e suas agências estaduais; coleta, apuração e envio dos indicadores técnicos e comerciais ao órgão regulador e suas agências estaduais; e atividades de apoio relacionadas. Além da melhora da qualidade dos processos internos, a certificação tem como benefícios o melhor planejamento e controle das rotinas de trabalho, eliminando passos desnecessários, e a padronização das tarefas para maior segurança e agilidade nas atividades.

A versão 2000 do ISO 9001 tem como princípio assegurar a gestão da Qualidade e validar a forma como são conduzidos os processos para obtenção dos resultados dos serviços prestados. O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Cemat foi estruturado visando à melhoria da qualidade da energia fornecida, dos serviços oferecidos e, conseqüentemente, a satisfação do consumidor.

Mesmo com a conquista do certificado, que vale por dois anos, a Cemat será avaliada e acompanhada constantemente pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) por meio de auditorias periódicas previstas para setembro de 2008 e 2009. Essas novas auditorias avaliarão o cumprimento do SGQ, do escopo, da política e dos objetivos da qualidade, para que a Cemat consiga a re-certificação.

Cemat - As Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat) são uma empresa concessionária pública de energia elétrica, criada em 1956 e privatizada em 1997. Com cerca de 2,6 mil funcionários, entre próprios e terceirizados, a Cemat atende a todos os municípios do estado, levando energia para mais de 866 mil consumidores. Com Sede em Cuiabá, a empresa possui escritórios regionais em oito das principais cidades de Mato Grosso e 112 unidades de serviços.

Fundação Vanzolini - A Fundação Carlos Alberto Vanzolini é a única entidade brasileira integrada à The International Certification Network (IQNet) - rede composta pelas mais importantes certificadoras de 35 países -, o que outorga validade internacional às suas certificações. Foi também, o primeiro organismo de certificação credenciado pelo Inmetro no Brasil, a conceder certificados do Sistema de Qualidade NBR ISO 9001:2000, dentro do Sistema Brasileiro de Certificação.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202737/visualizar/