Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 13:25

    Imprimir


Os resultados do primeiro teste mundial da vacina da gripe aviária (H5N1) realizado com crianças em Valência (Espanha) serão divulgados em 2009. Participam do experimento 400 crianças com idades entre três e nove anos.

O teste analisa o grau de segurança da vacina e as defesas que ela provoca na criança e está sendo coordenado por sete pediatras do Instituto de Vacinas de Valência (Viva) em seis hospitais da região.

A vacina foi desenvolvida pela farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK), a mesma que realizou com sucesso um estudo aplicado em adultos no ano passado com a participação de mais de 5.000 pessoas acima de 18 anos.

As crianças que participam do teste, todas em perfeitas condições de saúde, recebem a proposta para participar da pesquisa quando vão fazer uma consulta ou por meio de telefonemas feitos a seus pais.

A vacina foi fabricada de acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS): a partir da cepa do vírus H5N1, que contém um fator adjunto que favorece a resposta adequada por parte do sistema imunológico.

No teste, que consta de seis fases para analisar a dose ideal para as crianças, é analisada a segurança da vacina, as reações que ela pode provocar e sua imunogenicidade (defesas que a vacina provoca na criança).

A primeira fase, que começou em julho e já foi concluída, contou com a participação de 70 crianças com idades entre seis e nove anos. A dose injetada era composta pela metade do antígeno (frações do vírus) e a metade do fator adjunto (potencializador da imunidade) contido na vacina para adultos.

A segunda fase, que começa em outubro, fornece as mesmas doses, mas aplicadas a crianças com idades entre três e cinco anos. Já a terceira etapa se centra na faixa etária entre seis e nove anos, e administra a dose de antígeno completa e a metade do fator adjunto.

A quarta fase aplica as mesmas doses da segunda, mas em crianças com idades entre seis e nove anos.

A quinta etapa, por sua vez, injeta as doses de adultos dos dois componentes nas crianças entre seis e nove anos, e a sexta e última é aplicada em meninos e meninas entre três e cinco anos.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205825/visualizar/