Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 25 de Setembro de 2007 às 11:08

    Imprimir


Senadores da oposição excluíram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), da reunião marcada para esta terça-feira entre os líderes partidários para discutir as votações da Casa. O DEM e o PSDB ameaçam não participar de nenhuma reunião de líderes com a presença de Renan. No encontro de hoje, Renan será representado pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

O vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), disse que a ausência de Renan mostra o enfraquecimento do peemedebista na Casa. "Quando temos um presidente da Casa não participando de reunião de líderes é um expressão da crise, mostra o clima em que está o Senado", afirmou.

Apesar de não defender publicamente o afastamento de Renan --já que assumiria a presidência do Senado caso o peemedebista pedisse licença do cargo--, Viana disparou críticas à disposição do senador de permanecer onde está. O petista disse que estaria "mentindo" caso afirmasse ser favorável à presença de Renan no cargo.

"É muito difícil qualquer reconciliação ou ambiente ameno para construirmos uma agenda de votações. O impasse está na permanência do presidente da Casa. Eu não posso, por lealdade a isso, defender o afastamento. Mas eu não vou mentir. Se eu disser o contrário, estarei mentindo."

O vice-presidente do Senado desmentiu os boatos de que Renan teria traído aliados ao decidir permanecer no cargo --descumprindo um suposto acordo para se licenciar por 120 dias da presidência da Casa em troca de sua absolvição.

"Combinaram o casamento, o noivo e o padre, mas esqueceram de falar com a noiva. Muitos senadores gostariam de vê-lo afastado para maior tranqüilidade da Casa, mas ninguém fez acordo com ele para o afastamento", disse Viana.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/205841/visualizar/