Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 14 de Setembro de 2007 às 11:46
Por: Janayna Cajueiro

    Imprimir


Consulte o 'Cadastro de Reclamações Fundamentadas' antes de efetuar suas compras Publicado recentemente pelo Procon Estadual, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas – uma espécie de lista dos fornecedores “negativados” – traz 1.489 registros contra 311 empresas apenas dos atendimentos feitos em Cuiabá. Os fornecedores mais reclamados são os fabricantes de aparelhos celulares e as operadoras de telefonia. O cadastro, que está no órgão à disposição para consulta, foi publicado no Diário Oficial do Estado veiculado nesta quinta-feira (13.09), conforme determina o Código de Defesa do Consumidor (Art. 44).

As reclamações do Cadastro estão divididas entre atendidas e não atendidas, ou seja, aquelas em que houve ou não acordo entre consumidor e fornecedor. Cada registro é classificado, ainda, pelo motivo da reclamação. Esta é a única vez no ano em que o Procon-MT divulga o nome ou razão social das empresas, vez que o processo administrativo já passou por toda a tramitação dentro do órgão.

Os Procons de Rondonópolis e Campo Novo do Parecis, por serem os únicos informatizados dos 19 órgãos municipais, também publicaram suas listas. Enquanto o primeiro registrou 190 reclamações de 76 empresas, o segundo ‘negativou’ 20 empresas por 22 reclamações.

“Antes de efetuar uma compra, esperamos que o consumidor consulte o Cadastro para saber, além de qual fornecedor tem mais ou menos reclamações, como ele age diante disso. Curiosamente, o ranking dos setores mais reclamados do Procon também são os serviços de telefonia e os aparelhos celulares”, lembrou o superintendente do Procon-MT, Ângelo Boreggio.

Durante o mesmo período do Cadastro das Fundamentadas, ou seja, entre setembro de 2006 e agosto de 2007, o Procon-MT e os de Rondonópolis e Campo Novo do Parecis atenderam 13.762 reclamações. O campeão de queixas é o setor de ‘Serviços Essenciais’, com 35,99% ou 4.953 do total de reclamações. Em segundo e terceiro lugar estão os setores de ‘Produtos’ (32,19% - 4.430) e ‘Assuntos Financeiros’ (21,95% - 3.021).

Tanto no ranking de setores quanto no Cadastro, os mais reclamados dos ‘Serviços Essenciais’ são, respectivamente, telefonia móvel, telefonia fixa, água/ esgoto e energia elétrica. Já entre os ‘Produtos’, o telefone celular é o campeão de registros. No Cadastro consta, ainda, o registro de diversas lojas de eletroeletrônicos e domésticos, além de empresas de assistências técnica, bancos e financeiras.

Consulte a procedência dos fornecedores no Procon-MT – localizado no Edifício Eldorado Executive Center (Av. do CPA, nº. 917 bairro Araés) – ao lado do prédio da Polícia Federal. O órgão funciona das 8h às 18h, mas atende reclamações a partir do meio dia. Para mais informações, ligue 151 ou 3613-8500.





Fonte: Assessoria/ Procon-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207166/visualizar/