Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 13 de Setembro de 2007 às 17:52

    Imprimir


Todos os Estados brasileiros devem iniciar a etapa de vacinação contra a febre aftosa neste ano. Mato Grosso inicia a campanha de vacinação a partir do mês de novembro. O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento faz um alerta aos pecuaristas sobre alguns cuidados que devem ter com a conservação e aplicação da vacina.

Até a utilização, o produto deve ser mantido em uma temperatura entre 2 a 8 graus centígrados. Quando levado a campo, o frasco deve ser acondicionado em embalagem de isopor com gelo e conservado à sombra. Já o frasco com sobra de vacina deve retornar à geladeira. O congelamento, ou aquecimento do produto, retira a capacidade de vacina de imunizar os animais.

A aplicação pode ser intramuscular ou subcutânea e a dose correta é de 5 mil, independente da idade do animal. Para reduzir os riscos de contaminação e formação de caroços nos animais devem ser utilizadas agulhas e seringas esterelizadas com trocas a cada 10 aplicações. Agulhas com ponta torta, aparência suja ou que tenham caído ao chão também precisam ser trocadas.

Após a vacinação, o pecuarista deve comparecer à unidade veterinária, onde foi cadastrada sua propriedade e apresentar a declaração de vacinação acompanhada da nota fiscal da compra da vacina. Com esse documento o pecuarista comprova a vacinação e mantém seu cadastro atualizado.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207286/visualizar/