Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 05 de Setembro de 2007 às 20:42

    Imprimir


A Pró-Reitoria de Vivência Acadêmica e Social (Provivas) já divulgou a relação de selecionados para o projeto Escola Aberta. Os alunos que constam da lista estão convocados para uma reunião no próximo dia 10, segunda-feira, às 14h, na Provivas. São 12 estudantes, cada um de um curso.

A seleção faz parte da proposta do Projeto Conexão de Saberes, do Ministério da Educação de ampliando, este ano, a participação dos estudantes universitários do projeto nas atividades de fim de semana do programa Escola Aberta. A maior participação, que passa de 629 bolsistas para 850, se deve ao sucesso do trabalho desenvolvido pelos universitários desde julho de 2006.

O ´´Conexão e Saberes`` é desenvolvido em conjunto com 26 universidades federais e a ONG Observatório de Favelas, do Rio de Janeiro. Consiste no apoio a estudantes de graduação, de baixa renda, moradores ou oriundos de favelas e comunidades das periferias urbanas. O aluno recebe uma bolsa mensal vinculada a um projeto de pesquisa da universidade e à permanência do estudante na instituição.

Em 2004, o projeto foi testado por cinco universidades. Em 2005, expandiu-se para 14 instituições e, em 2006, foi para 32. Em julho de 2006, além da pesquisa, uma parte dos alunos do Conexão de Saberes vinculou-se às atividades do programa Escola Aberta.

A cada sábado e domingo, os bolsistas dedicam oito horas em dois tipos de atividades nas escolas: dirigem oficinas de leitura para crianças, jovens e adultos, onde o objetivo é ler por prazer; e criam com a comunidade peças de teatro, vídeos e musicais com temas que abordam o respeito às diferenças, princípios éticos, tolerância, preocupação com bem-estar dos outros e exercício da cidadania.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208244/visualizar/