Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 26 de Agosto de 2007 às 10:34
Por: Ana Paula Lacerda

    Imprimir


A partir de amanhã, todos os lotes de brinquedos importados para o Brasil terão de ser testados. A decisão foi tomada pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro) e será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial da União. "Não importa o tamanho da empresa ou quantos lotes traga de fora, todos (os brinquedos) serão testados antes de ir para as lojas", explica o diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo. A mudança atingirá especialmente empresas de grande porte, que fazem importações com freqüência, como Mattel e Gulliver.

Antes, havia duas opções de avaliação para os brinquedos importados: testes lote por lote ou por gestão de qualidade. Os grandes importadores optavam pela gestão de qualidade, que consistia em testar os brinquedos e, caso fossem aprovados, um novo teste era realizado após quatro meses.

Os brinquedos da Mattel e da MegaBrands (importados para o Brasil pela Gulliver) que causaram acidentes com crianças nos Estados Unidos.Eles continham pequenos ímãs que se descolaram e foram engolidos, causando danos ao sistema digestivo das crianças. No Brasil, não foram registrados acidentes.

A Mattel está fazendo recall dos brinquedos Polly com ímãs, Batman com ímãs e Barbie & Tanner (a lista completa está no site www.recallmattel.com.br). O consumidor deve entrar em contato com a empresa pelo telefone 0800-7701207. No caso dos Magnetix, da Gulliver, a empresa ainda não anunciou recall, mas afirmou que fará a troca dos brinquedos a partir de 1º setembro. As informações podem ser obtidas no site www.gulliver.com.br e pelo telefone 0800-7702650.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209768/visualizar/