Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 22 de Agosto de 2007 às 10:06
Por: Neusa Baptista/João Negrão

    Imprimir


A região do Médio-Norte será a última a ser visitada pela Orquestra de Câmara de Mato Grosso, que encerra em agosto as séries de Concertos Populares no interior do Estado. Com um repertório alegre e descontraído, a Orquestra se apresentará em Tangará da Serra no dia 23 (quinta), em Campo Novo do Parecis no dia 25 (sábado) e em Sapezal no domingo (26).

Nos municípios, a expectativa não poderia ser maior. Em Campo Novo, um esforço conjunto das secretarias de Educação e de Cultura está levando a música para sala de aula. É que os professores de escolas públicas e particulares da cidade estão preparando os alunos para receber a Orquestra durante toda a semana, ministrando aulas sobre música e discutindo o tema com as crianças.

Além dos alunos, moradores de localidades afastadas do centro também terão presença garantida na apresentação da orquestra. Ônibus escolares levarão gratuitamente os moradores dos distritos Itamarati e Cândido Rondon e dos bairros mais distantes do centro à Praça de Eventos, onde acontece o concerto.

A cidade, que recebe a Orquestra pela segunda vez, está animada com a perspectiva da apresentação. A organização do evento espera receber no mínimo o dobro de expectadores de 2006, quando a platéia chegou a mil pessoas. "Nos sentimos agraciados em 2006 com o concerto aqui na cidade. Queremos manter essa atividade, que para nós é de grande importância", comentou a secretária de Educação e Cultura do município, Maria Beatriz Ramos Milanezi de Paula. Ela informa que o investimento na divulgação e no intercâmbio cultural é um dos princípios da Associação Internacional das Cidades Educadoras, da qual Campo Novo faz parte. "A valorização da diversidade cultural brasileira é uma de nossas metas. Queremos formar uma consciência na população e a cultura é uma das peças chaves para isso", disse.

Já em Sapezal, a Orquestra ocupará um espaço simbólico da cidade, a praça Dona Lúcia Borges Maggi, e resgatará a importância da praça como espaço cultural. É o que garante Nelci Rauber Ansolin, coordenadora de educação e cultura.

Cerca de duas mil pessoas são esperadas para o espetáculo, grande parte delas funcionários de fazendas e produtores rurais, que compõem a metade dos cerca de 17 mil habitantes do município. "Acredito que o concerto será muito bem aceito por esses produtores rurais, embora eles não tenham essa cultura. O Governo do Estado está de parabéns por essa iniciativa de interiorizar a música de concerto, permitindo que os municípios tenham acesso a essa riqueza cultural", finalizou a coordenadora.

Concertos Populares – Uma grande festa. Assim podem ser definidos os Concertos Populares da Orquestra de Câmara de Mato Grosso, que, ao concluir as apresentações de agosto, terão passado por 14 municípios de todas as regiões do Estado. Com uma média de cinco mil pessoas por apresentação, os Concertos Populares têm alcançado o objetivo de popularizar a música de concerto, levando alegria, cultura e divertimento aos quatro cantos do Estado.

Promover o acesso à cultura erudita e popular é uma das metas da Orquestra de Câmara. Em 2006, 9 cidades foram visitadas. Este ano, com o patrocínio da empresa Archer Daniels Midland Company (ADM) do Brasil, a série foi ampliada .

Para saber mais sobre a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso acesse o site www.orquestra.mt.gov.br ou ligue 3624 4729.





Fonte: Assessoria/Cronos Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210475/visualizar/