Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 21 de Agosto de 2007 às 19:21

    Imprimir


O ambiente festivo da escola municipal Lenine de Campos Póvoas, no Jardim União, em Cuiabá, contrastava na tarde desta terça-feira (21) com os olhares ansiosos de 23 alunos que participaram de uma competição de soletração. A ação teve a finalidade de classificar um aluno para participar do programa da rede Globo, Caldeirão do Huck, transmitido nas tardes de sábado, que apresenta um quadro onde alunos de escolas públicas do país demonstram a habilidade de soletrar palavras.

Concentrados numa sala de aula, onde se lia as letras do alfabeto coladas nas paredes, os estudantes se empenharam para alcançar o primeiro lugar. Durante a seleção, após ouvir determinada palavra, cada estudante teve que reproduzi-la, letra por letra. A grafia das palavras deveria obedecer o sistema ortográfico brasileiro. A seleção aconteceu por eliminação.

A vencedora da prova foi à aluna do oitavo ano, Nilce Regina de Oliveira, 14 anos. Apesar de ter admitido certo grau de dificuldade neste primeiro estágio, a estudante se mostrou confiante com as próximas fases. “Sinto-me motivada. Vou continuar estudando com minhas amigas, como fiz antes”. Nilce confessou que ao assistir as transmissões do programa televisivo, soletrava junto com os participantes.

Ela sabe que, a partir de agora, novos desafios a aguardam, já que terá que enfrentar uma seleção estadual. Outros candidatos de escolas públicas de Mato Grosso irão participar da competição, antes de seguir para a primeira fase da seletiva nacional e em seguida, embarcar para a cidade do Rio de Janeiro, onde é gravado o programa Global. O vencedor irá receber R$ 100 mil reais, para investir nos estudos.

Minutos antes da seleção, uma equipe da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (Sme), constituída pelo secretário Carlos Carlão Pereira do Nascimento, pela secretária adjunta Filomena Maria de Arruda Monteiro e pela Diretora de Políticas Educacionais (Dipe/Sme) Julieta dos Santos Ribeiro, esteve na escola para incentivar os competidores.

Na opinião do secretário de Educação, a diretora e professores da escola municipal Lenine de Campos Póvoas adotaram uma atitude louvável. “Mostraram que uma escola da periferia pode se destacar e não tenho dúvidas de que teremos aqui crianças mais preparadas para continuar seus estudos”. Nascimento reforçou o empenho da Sme em melhorar a qualidade do ensino nas escolas da rede pública municipal. “Vamos capacitar cada vez mais nossos professores, para que o nível de aprendizado dos alunos se eleve”, disse.

Por confiar na capacidade dos seus alunos e desejar ampliar o interesse deles pelo estudo, a professora de Língua Portuguesa, Tadeusa Margarida de Melo, decidiu promover a seleção e inscrever o vencedor no concurso de soletração. “Conversei antes com os alunos, para saber quem gostaria de participar e por que achei que tinham potencial”, explicou. “Muitos não quiseram por causa da timidez”, revelou.

A preparação dos competidores acontecia desde junho. “Foi entregue um dicionário para cada aluno participante e uma apostila que preparei com todas as regras”. Além disso, para reforçar o aprendizado, anualmente a escola promove uma gincana com os estudantes sobre Conhecimentos Gerais. “Com a gincana, despertamos neles o hábito de estudar”, disse a professora.





Fonte: PMC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210577/visualizar/