Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 21 de Agosto de 2007 às 08:32

    Imprimir


Cerca de 3,5 milhões de pessoas devem prestar, no próximo dia 26, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em 1331 municípios do País. Apesar de não ser obrigatório, o exame é bastante procurado tanto por alunos de Ensino Médio quanto por quem já terminou o colégio, pois é utilizado nos vestibulares de cerca de 500 faculdades brasileiras. Além disso, a nota no exame é classificatória para o Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal.

Neste ano, o perfil dos inscritos segue a tendência das edições anteriores, com a maior parte das inscrições vindo de pessoas que já terminaram o colégio. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo processo, do total de participantes, 65,55% é egresso do Ensino Médio. Também de acordo com o órgão, 62,37% do total de inscritos é do sexo feminino. Já entre os participantes que devem concluir o colégio em 2007, a grande maioria é aluno de escola pública (95,21%).

O Enem adota questões interdisciplinares, que buscam verificar competências e habilidades que os estudantes devem ter adquirido durante a educação básica. Não há divisão entre as matérias. Ao todo são 63 questões de múltipla escolha e uma redação de cunho dissertativo/argumentativo. No ano passado, os estudantes tiveram de escrever sobre o tema: "O Poder de Transformação da Leitura". Em alguns vestibulares como a Fuvest, que seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo (USP), são levados em conta apenas os acertos da prova de testes.

Para a seleção do ProUni, entretanto, vale também a nota da redação. A previsão é que os resultados sejam divulgados, por meio de carta, a partir da segunda quinzena de novembro.

O exame terá início às 13h, pelo horário de Brasília, e vai durar cinco horas. As pessoas que apresentam necessidades especiais e, por isso, necessitarem de ledor ou outro apoio para a realização do exame terão uma hora a mais para fazer a prova. A organização informa que os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 12h55, impreterivelmente. Não será permitida a entrada nos locais de prova após esse horário.

A indicação dos locais em que os participantes prestarão o exame está contida no cartão de confirmação de inscrição, que deveria ter sido entregue pelos Correios até a sexta-feira da semana passada. Quem não recebeu o documento pode descobrir onde fará prova por meio do site do Inep: www.inep.gov.br.

Os estudantes devem comparecer ao local de prova munidos de documento de identificação, cartão de confirmação inscrição, respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto e borracha. Os alunos que não tiverem recebido o cartão de confirmação podem apresentar o comprovante de inscrição.





Fonte: Tribuna da Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210713/visualizar/