Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 20 de Agosto de 2007 às 20:51

    Imprimir


Cerca de 3,5 milhões de pessoas devem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo em 1331 municípios do País. Apesar de não ser obrigatório, o exame é bastante procurado tanto por alunos de Ensino Médio quanto por quem já terminou o colégio, pois é utilizado nos vestibulares de cerca de 500 faculdades brasileiras. Além disso, a nota no exame é classificatória para o Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal.

Neste ano, o perfil dos inscritos segue a tendência das edições anteriores, com a maior parte das inscrições vindo de pessoas que já terminaram o colégio. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo processo, do total de participantes, 65,55% é egresso do Ensino Médio. Também de acordo com o órgão, 62,37% do total de inscritos é do sexo feminino. Já entre os participantes que devem concluir o colégio em 2007, a grande maioria é aluno de escola pública (95,21%).

O Enem adota questões interdisciplinares, que buscam verificar competências e habilidades que os estudantes devem ter adquirido durante a educação básica. Não há divisão entre as matérias. Ao todo são 63 questões de múltipla escolha e uma redação de cunho dissertativo/argumentativo. No ano passado, os estudantes tiveram de escrever sobre o tema: "O Poder de Transformação da Leitura".

A prova

O exame terá início às 13h, pelo horário de Brasília, e vai durar cinco horas. As pessoas que apresentam necessidades especiais e, por isso, necessitarem de apoio terão uma hora a mais para fazer a prova. O local onde os participantes prestarão o exame está no cartão de confirmação de inscrição, entregues pelos Correios. Quem não recebeu o documento pode descobrir onde fará prova no site www.inep.gov.br. A previsão é que os resultados sejam divulgados, por meio de carta, a partir da segunda quinzena de novembro.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210763/visualizar/