Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 20 de Agosto de 2007 às 07:05

    Imprimir


O nome do deputado mato-grossense Pedro Henry, ex-líder da bancada do PP na Câmara, figura entre os 40 acusados pela Procuradoria-Geral da República de operarem o mensalão. A PGR pediu a abertura de ação penal por oito crimes diferentes, sendo eles formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e gestão fraudulenta.

No caso de Pedro Henry, que foi absolvido em plenário após quase um ano sob investigação, as acusações na esfera jurídica são de formação de quadrilha e corrupção passiva. Segundo reportagem do jornal O Globo deste domingo, o parlamentar é citado ainda 15 vezes por lavagem de dinheiro. Se a denúncia for aceita pelo Supremo Tribunal Federal, os ministros decidirão se as penas de uma eventual condenação serão somadas. Caso entendam que os acusados praticaram crimes continuados, eles serão condenados por um só delito, com pena acrescida de um sexto a dois terços.

Segundo O Globo, o inquérito sobre o mensalão contém cerca de 5 mil páginas, 65 anexos, 320 testemunhas, 40 acusados e 41 testemunhas de acusação. O recordista é o publicitário Marcos Valério, que responde por cinco tipos de delito. A PGR incrimina os acusados de prática do mesmo crime em várias ocasiões. O deputado cassado José Dirceu (PT-SP), por exemplo, é acusado quatro vezes por peculato e nove por corrupção ativa. O publicitário Duda Mendonça, que prestava serviço ao PT, pode responder por 53 operações de lavagem de dinheiro.

A partir desta quarta (22), começa o julgamento no Supremo, que decidirá se aceita ou não a denúncia. Se os ministros decidirem que as provas são suficientes, o STF abrirá ação penal contra os 40 acusados. Essa fase deve durar ao menos dois anos até o julgamento final, em que os réus serão absolvidos ou condenados por participação no esquema.

Provas

A reportagem de O Globo destaca que o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, tem em mãos novo conjunto de provas para reforçar as acusações aos 40 integrantes da "organização criminosa", que patrocinou o mensalão e foi denunciada por ele à Justiça. Um de seus maiores trunfos é um relatório da Receita Federal que revela a conclusão de 60 fiscalizações abertas a partir de denúncias das CPIs dos Correios e do Mensalão, o escândalo que abalou o governo Lula há 2 anos. As investigações resultaram em autuações de R$ 284 milhões aplicadas a políticos, funcionários públicos, empresários e prestadores de serviço envolvidos no esquema de pagamento de mesadas em troca de apoio político ao governo. Os valores correspondem a impostos sonegados, multas e juros.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210923/visualizar/