Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 17 de Agosto de 2007 às 13:35

    Imprimir


Angelina Ferreira da Silva, 52, casada, mãe de quatro filhas e secretária da Escola Estadual Filogônio Côrrea, no Distrito da Guia. Há trinta anos Angelina começou a carreira profissional na mesma instituição como faxineira, depois foi merendeira até surgir a oportunidade de secretariar a escola. A Secretaria Escolar é a administradora de todos os documentos da escola, escrituração escolar, vida funcional do pessoal docente, técnico e administrativo, legislação educacional, entre outras atribuições.

Preocupada em aprimorar o trabalho dos secretários das escolas, a Seduc está oferecendo de 16 de julho a 26 de outubro uma capacitação profissional em Cuiabá e Várzea Grande. A duração do curso é de 60 horas, dividida em três módulos de 20 horas cada. Os assuntos tratados vão de instrução e trâmite de quadro de pessoal, redação oficial a informática básica com ênfase em internet.

“O secretário é o responsável direto por toda a organização escolar e pela preservação dos documentos no espaço e tempo. Por isso precisa ser treinado”, informa a gerente de Capacitação e Desempenho da Seduc, Maria Helena Marconato.

A secretária Angelina Ferreira é um exemplo de quem sabe a importância da função que desempenha. Como previsto no Caderno de Orientações para Organização da Secretaria Escolar 2006, elaborado pela Seduc, a Secretaria Escolar é um cartão de visitas da escola e o atendimento precisa ser feito de maneira cordial e eficiente. “Deve haver agilidade no encaminhamento e resolução dos problemas”, ressalta a secretária Adjunta de Gestão de Pessoas da Seduc, Vera Araújo Pereira.

A ascensão profissional teve início há dez anos e motivou Angelina a alçar vôos mais longos. Ela terminou o Curso de Pedagogia há pouco tempo e já está cursando pós-graduação. “Para cursar a faculdade pegava ônibus para Cuiabá às seis horas da manhã e voltava às 12 horas para começar o expediente na escola no início da tarde”, relembra.

A capacitação para os secretários está sendo oferecida às segundas-feiras no Cefapro de Cuiabá, às terças na Escola Presidente Médici e às sextas-feiras na ABRASSA, em Várzea Grande. A Seduc já analisa a possibilidade de ampliar o treinamento para os secretários das unidades escolares das cidades do interior. Os facilitadores dos cursos são Consuelo de Fátima Lima Nunes e Fernando Galdino Delgado, técnicos da Gestão de Pessoas da Seduc, Maria de Lurdes Vieira, que ministra Redação Oficial e Tereza Alves, da Informática Básica.

Outro ponto destacado pela Seduc é o fato do trabalho desenvolvido na Secretaria Escolar depender muito da boa relação profissional do secretário com todos os funcionários. Nesse quesito, nossa personagem Angelina Ferreira é também nota dez. “Nunca tive atrito com um aluno. Jamais fui agredida. Meu lema é conversar e ajudar a resolver o problema de todos”, enfatiza a secretária da Escola Filogônio Côrrea.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/211269/visualizar/