Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 13 de Agosto de 2007 às 08:32
Por: Rosana Persona

    Imprimir


O município de Tangará da Serra (239 km a Médio Norte de Cuiabá), poderá ser considerado um dos pólos importantes na produção de frutíferas no Estado de Mato Grosso. A cultura do abacaxi já ocupa uma área de 800 hectares com o plantio de 32 milhões de pés da variedade pérola, e uma produção que atingiu 55 toneladas de frutos por hectare, na primeira safra. Agora os produtores estão se preparando para o cultivo inicialmente de 100 hectares da cultura do Maracujá.

O pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hélio Kist, fala que o ponto positivo para o incentivo da produção de maracujá é a existência de uma indústria de polpa concentrada na região com a capacidade para produzir 100 toneladas de polpa por dia. Segundo Kist esse trabalho de implantação da fruticultura é uma parceria com a Prefeitura de Tangará da Serra, que possui um viveiro e está produzindo mudas para repassar aos produtores rurais. A indústria repassou a semente para multiplicação e a Empaer está prestando assistência técnica.

A partir do mês de setembro, começa o plantio da cultura do maracujá. O pesquisador ressalta que vão utilizar um material genético novo, com aptidão para consumo in natura e excelente para indústria devido à produção de polpa. A variedade escolhida foi a IAC-275 e a previsão média é produzir 25 toneladas por hectare de fruto. “Estamos calculando que serão plantados mais de 100 hectares próximos à cidade de Tangará e na região cerca de 400 hectares de maracujá”, comenta Hélio.

O diretor de pesquisa da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, comenta que a cultura do maracujá vai se tornar uma segunda opção de renda para o pequeno produtor do Médio Norte. Ele lembra que a colheita do maracujá acontece duas vezes por ano e é considerada uma fruta nobre com valor superior as demais frutas.

Segundo Marinho, esse trabalho de incentivo a fruticultura na região vem sendo executado pela Empaer atendendo às demandas das cadeias produtivas da região, definidas pelos municípios pertencentes aos Consórcios Intermunicipais. Marinho salienta que municípios da Baixada Cuiabana poderão comercializar a produção de maracujá na região de Tangará da Serra. “Podemos considerar que o município de Tangará da Serra está se tornando num dos principais pólos de desenvolvimento da fruticultura do Estado”, ressalta.

No ano de 2004, a cultura do abacaxi foi implantada na região. Naquela época tiveram problemas com as mudas de abacaxi, foi necessário comprar em outros Estados do Brasil. Agora a situação é bem diferente, estão produzindo em grande escala e possuem mais de 1 milhão de mudas para serem comercializadas a um preço de R$ 50,00 o milheiro.

Conforme o pesquisador, na segunda colheita, a produção atingiu 90 toneladas por hectares de abacaxi pérola. “Mais de 70 produtores investiram na cultura do abacaxi e estão comercializando 60% da produção para consumo in natura, os outros 40% dos frutos para a indústria de polpa. Uma parte da produção está sendo vendida para o Estado de São Paulo e a polpa concentrada está sendo enviada para outros países. Tenho certeza que a região possui um bom clima, solo e terá produção para se tornar num pólo da fruticultura”, conclui Kist.





Fonte: Assessoria/Empaer-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212097/visualizar/