Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 12 de Agosto de 2007 às 18:48

    Imprimir


As inscrições para o minicurso sobre "Método de Rietveldo" estão abertas e poderão ser realizadas no Departamento de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O curso será ministrado no período de 13 a 17 de agosto e terá a duração de 30 horas, distribuídas entre palestras e tutoriais.

Ministrado por Hamilton Perez Soares Corrêa, o curso tem por finalidade abordar os princípios básicos do método de Rietveld, apresentando os problemas mais comuns que surgem durante o seu uso. A coordenadoria do minicurso será do professor Rogério Junqueira Prado.

O Método de Rietveld é o mais difundido para o refinamento de estruturas cristalinas e, devido a sua versatilidade e praticidade, tem sido cada vez mais utilizado nas mais diversas áreas, como química, física, engenharia, geologia e demais ciências que tratam de carcterização de materias.

A proposta é suprir a necessidade crescente de pesquisadores e alunos da UFMT que vem desenvolvendo trabalhos na área, mas necessitam de melhor formação sobre o tema, bem como de aprendizado a respeito de métodos mais modernos para a análise de dados XRD (Equipamento de Difração de Raios X).

Durante o minicurso, serão realizados refinamentos com dados de difração de raios X obtidos com fonte convencional e radiação síncrotron (com até três fases), para casos com ou sem alargamento das linhas, causado pela forma anisotrópica do cristalito e/ou pela microdeformação. Como material de apoio, os participantes receberão uma cópia em CD do programa GSAS e dos dados usados nos tutoriais, juntamente com outros programas cristalográficos de apoio.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212145/visualizar/