Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 10 de Agosto de 2007 às 09:05

    Imprimir


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) será o assunto dos debates neste sábado (11), nas 647 escolas estaduais de Mato Grosso, no intitulado movimento '11 de agosto: todos por uma Educação nota dez', uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação.

Na maioria das instituições de ensino a mobilização ocorre no período da manhã. A abertura do movimento será às 8h na Escola Estadual João Crisóstomo, no bairro Dr. Fábio II, em Cuiabá, com a presença da secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida.

De acordo com a secretária, essa data é um marco para a Educação em Mato Grosso, a partir de então, os índices educacionais passam a fazer parte das discussões promovidas pelo Movimento. O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, participa do 11 de agosto na Escola Estadual Antonio Massareli, no município de Nova Bandeirantes.

Numa das maiores escolas estaduais de Cuiabá, o Liceu Cuiabano, a abertura da mobilização ocorrerá no sábado, às 7h30, com apresentação da banda de percussão da escola. Em seguida, serão formados sete grupos de discussão sobre o Ideb.

Uma plenária será formada para os relatores dos grupos apresentarem os encaminhamentos. Na escola estão sendo esperadas cerca de 300 pessoas entre alunos, pais e professores. Na Escola Estadual Pascoal Ramos, localizada no bairro de mesmo nome, em Cuiabá, terá pela da manhã, o espaço para discussão dos índices da escola. A partir das 14h, ocorre a oficina de música do Projeto Tim Música nas Escolas, e às 16h30 haverá um festival de música com bandas formadas pelos próprios alunos da escola.

IDEB - Hoje o Ideb nacional é de 3,8 nos anos iniciais do ensino fundamental (quarta série), 3,5 nos anos finais (oitava ou nona série) e 3,4 no ensino médio. Segundo o secretário de Educação, Ságuas Moraes, em Mato Grosso, a média do Ideb é de 3,6.

A mobilização de 11 de agosto resultará na elaboração de uma carta de intenções da comunidade escolar, visando a melhoria dos índices do Ideb. A Seduc vai monitorar o avanço das discussões nas escolas de forma permanente. As assessorias pedagógicas vão encaminhar até 31 de agosto as cartas de intenções das escolas para a Secretaria de Estado de Educação.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212536/visualizar/