Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 09 de Agosto de 2007 às 18:08

    Imprimir


Os pacientes com infecções pós-cirúrgicas vão poder ser atendidos no Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As infecções são causadas pela Micobactéria de crescimento rápido.

Esse serviço atende a uma exigência do Ministério da Saúde devido a constante notificação de surtos de infecção de sitio cirúrgico por Micobacteriose, de crescimento rápido, que ocorreram em diversas regiões brasileiras.

"Em Mato Grosso foram feitas varias investigações preliminares onde foram constatados casos em menor proporção dos demais Estados da Federação, o que justificou a implantação do serviço", disse a diretora do Cermac, Norma Silveira.

Os medicamentos são cedidos pela rede SUS e os pacientes são devidamente cadastrados e regulados pelo Sistema. Desde a implantação do serviço, estão cadastrados no sistema cerca de trinta pacientes. Em todo o Estado consta nos registros uma média de cinqüenta casos confirmados dessa bactéria em específico.

Infecções

O médico infectologista responsável pelo atendimento, Luciano Correa, explica que essas infecções ocorrem em cirurgias plásticas, cirurgias por videolaparoscopia, ortopédicas, em decorrência de aparecimento de cepas de micobactéria resistente ao processo vigente de esterilização dos instrumentais cirúrgicos, gerando problemas delicados de cicatrização nos locais onde os instrumentais foram utilizados.

Ele destaca ainda que o tratamento é prolongado, com uma duração de seis meses e merece uma atenção especial. Se por algum motivo o paciente abandonar o tratamento, a bactéria se torna resistente aos medicamentos prejudicando a eficácia da cura. O médico disse que o paciente deve tomar três tipos de medicamentos. Além do tratamento medicamentoso, no local infeccionado é necessário um novo procedimento cirúrgico para retirada total do agravo.

"Antibióticos errados podem ter um efeito inicial positivo, mas não elimina a bactéria. O uso incorreto dos medicamentos causa resistência, por isso foi necessário a implantação de um serviço especializado", disse o médico infectologista.

A confirmação ou não da Micobactéria é feita através da cultura específica. Os sintomas começam a aparecer num período de incubação de duas a oito semanas após a cirurgia.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212631/visualizar/