Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 07 de Agosto de 2007 às 18:20
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


O deputado José Riva (PP), primeiro-secretário da Assembléia Legislativa (AL), encaminhou ao secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro (mesmo partido), expediente aprovado pela Casa de leis solicitando a implantação do curso de Belas Artes na grade curricular da Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Segundo Riva, pelo fato de que a faculdade oferece apenas educação tecnológica, social e humana, a implantação do curso reflete o desejo da comunidade estudantil. “Muitos sem condições financeiras para se deslocarem até outros centros para alcançar seus objetivos que são norteados pela vocação nessa área”, disse o progressista e completa: “Na Unemat, os futuros acadêmicos não encontram a opção nesta unidade de ensino superior, por isso defendo a sua implantação”.

Conforme a Escola Nacional de Belas Artes (Enba), sediada no Rio de Janeiro (RJ), o termo beaux-arts (belas-artes) é aplicado às chamadas "artes superiores", de caráter não-utilitário, opostas às artes aplicadas e às artes decorativas. Essa noção é incorporada ao vocabulário da história e da crítica de arte com o auxílio da obra Les Beaux-Arts Réduits à un Même Principe, 1746, de autoria de Charles Batteaux (1713 - 1780).

Batteaux defende ser a "imitação da beleza natural" o princípio comum e definidor da poesia, da pintura, da música e da dança, consideradas, por isso mesmo, belas-artes, distintas daquelas que combinam beleza e utilidade (a arquitetura, por exemplo).

Atualmente a Unemat está presente em 114 municípios por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão. São 11 campi instalados em Cáceres, Sinop, Alto Araguaia, Alta Floresta, Barra do Bugres, Luciara, Juara, Colíder, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra. Tem 13 núcleos pedagógicos atendendo aproximadamente 14 mil acadêmicos. Os cursos são: Direito; Educação e Ciências Exatas. Mantêm três institutos: de Linguagem; Ciências Sociais e Aplicadas; Ciências Natural e Tecnológica.

“O curso de Belas Artes na Unemat tem o propósito de valorizar o passado, acreditar no presente e investir no futuro, apostando na modernização do ensino em Mato Grosso”, observa Riva.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213016/visualizar/