Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 26 de Julho de 2007 às 21:45

    Imprimir


Apontado como a alternativa ecológica de energia, o biodiesel vem ganhando, a cada dia, mais espaço nas discussões sobre o desenvolvimento sócio-econômico de vários países do mundo, entre eles o Brasil, considerado um dos que apresenta o maior potencial para a produção do combustível. E é para discutir o papel do país no cenário internacional de biocombustíveis que a Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT, através da Pró-reitoria de Pesquisas, promove o “Biodiesel BR 2007”, evento que será lançado no dia 31 de julho, às 8h, na Sala dos Órgãos Colegiados Superiores da UFMT, bloco da reitoria.

A ampliação do tema das discussões para os biocombustíveis, o que inclui também o álcool, é uma das principais diferenças entre esta edição e as anteriores, ocorridas em 2005 e 2006. O tema ganhou nova dimensão a partir da divulgação do relatório da ONU sobre o aquecimento global, no início do ano. As projeções despertaram a preocupação de vários países para a utilização de energia limpa, ou seja, economicamente viável e ambientalmente correta. Isso abre oportunidades para o Brasil, que pode levar vantagem sobre outros países por já possuir um programa de biodiesel em plena evolução.

Outro importante acontecimento que fomentou o debate sobre os biocombustíveis foi a visita ao Brasil do presidente dos EUA, George W. Bush, em março. Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento entre os dois países sobre a pesquisa, produção e transferência de tecnologia do etanol. Atualmente, o Brasil é o principal produtor e consumidor do combustível no mundo, já tendo experiência de 30 anos a partir do Proálcool.

Além disso, há a necessidade de substituição dos combustíveis fósseis, como o petróleo, principal fonte de energia mundial. Segundo o Relatório do Mercado Petroleiro no Médio Termo, produzido pela Agência Internacional de Energia e divulgado no início de julho, o mundo poderá viver uma escassez de petróleo em apenas cinco anos se a demanda pelo produto continuar subindo nos mercados emergentes e o cartel dos principais produtores, a Opep, seguir reticente em relação a produzir mais combustível.

Com isso, o aprofundamento das discussões promete ser a principal contribuição da terceira edição do “Biodiesel BR”, que debate “O Papel do Brasil no Cenário Internacional de Biocombustíveis”. Paralelamente às discussões, os participantes poderão visitar a feira do evento, onde estarão expostos equipamentos e empresas ligadas ao ramo de energias alternativas.

O “Biodiesel BR 2007” acontecerá de 18 a 20 de setembro de 2007, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá MT, e deve reunir participantes de várias partes do mundo, representantes governamentais, acadêmicos, pesquisadores, empresários e diversos setores da sociedade. Mais informações e orientação para inscrições estão disponíveis no site www.biodiesel2007.cuiaba.tur.br.

Serviço:

Evento: Lançamento do Biodiesel BR 2007 Data: Dia 31 de julho, terça-feira Horário: 8h00 Local: Sala dos Órgãos Colegiados Superiores da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, bloco da reitoria




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214765/visualizar/