Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 18 de Julho de 2007 às 05:26
Por: Marcio Uhde

    Imprimir


O crescimento industrial está aquecendo o segmento da construção civil em Nova Mutum. A afirmação é do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, da Secretaria Municipal de Administração, que apresentou esta semana números do setor. Nos seis primeiros meses deste ano foram iniciadas mais obras que ao longo de todo ano passado e esta é apenas uma amostra da transformação que está acontecendo no município.

A grande quantidade de obras em andamento, visível em todas as ruas da cidade, numa expressão clara de crescimento, pode ser comprovado pelos números. Foram emitidos entre os meses de janeiro e junho deste ano 335 alvarás de construção. Em todo o ano passado foram 308. O Departamento já expediu este ano também 107 alvarás de habite-se (documento onde consta que a obra está pronta).

A divisão da soma do tamanho das obras pelo número total de construção em andamento releva o porte dos investimentos. A média que se obtém é 116m². O investimento financeiro médio em cada m² construído (da obra concluída) fica na ordem de R$550,00. Multiplicando o tamanho médio das obras pelo número de alvarás expedidos e o valor obtido pelo custo do m², obtém-se uma movimentação financeira em torno da construção civil no município na ordem de 21 milhões de reais.

Segundo o arquiteto do Departamento, Djoni Demozzi, muitas construções para as quais foram expedidos os alvarás, podem ainda não ter começado efetivamente, “mas o montante aproximado de 21 milhões, de uma forma ou de outra vai acabar tendo sido movimentado quando as 335 construções estiverem concluídas”, disse.

Esse volume de investimentos que estão sendo feitos em Nova Mutum são diluídos dentro do segmento de diferentes formas. Uma parte desse dinheiro beneficia diretamente o comércio através das lojas de materiais de construção. Uma mostra disso está na quantidade de materiais básicos comercializados mensalmente. As oito principais lojas do setor vendem juntas uma média 430 mil tijolos, 18.100 sacos de 50kg de cimento, 890m³ de areia e 900 toneladas de pedra brita.

O desenvolvimento urbano proporciona também espaço de trabalho para profissionais da área da construção. Hoje, atuam no município 08 arquitetos e 15 engenheiros civis. Estima-se ainda que cada obra empregue de forma direta no mínimo seis pessoas ao longo de seu andamento, e pessoas trabalhando significa movimento nos demais segmentos do comércio, pois elas tornam-se consumidores potenciais de produtos e serviços.

As perspectivas no segmento de construção civil devem melhorar ainda mais. A fase de crescimento continua. De acordo com dados levantados, o setor público vai abrir um projeto habitacional até o final deste ano com 418 lotes. Através da iniciativa privada serão mais 1.200 lotes. Isso significa 1.618 lotes para serem edificados.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/216297/visualizar/