Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 07 de Julho de 2007 às 04:33

    Imprimir


A maior incidência de câncer de fígado em homens do que em mulheres se deve aos efeitos inflamatórios de uma proteína, segundo um estudo feito com ratos publicado na quinta-feira (5) pela revista "Science".

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia descobriram que as fêmeas dos roedores produzem em menor quantidade a proteína interleucina-6 (IL-6), que contribui para a inflamação hepática que causa câncer.

Além disso, segundo os pesquisadores, quando ocorre uma produção de IL-6 nas ratas, esta é neutralizada pelo estrogênio, o hormônio do desenvolvimento sexual feminino.

"Ao eliminar a proteína IL-6, conseguimos reduzir a incidência do câncer hepático nos machos em cerca de 90%", disse Michael Karin, professor de farmacologia da Universidade da Califórnia.

Segundo os investigadores, o descobrimento pode abrir caminho para o desenvolvimento de tratamentos contra o câncer hepático masculino pela redução dos níveis de IL-6 ou da administração de compostos similares ao estrogênio.

Isto abre a possibilidade de que outros órgãos não vinculados às diferenças de sexo sejam regidos pelo mesmo princípio.

É o caso do câncer de bexiga que tem maior incidência nos machos do que nas fêmeas.

"As diferenças também poderiam ser resultado de maiores níveis de IL-6 e inflamação nas bexigas dos machos", disse o professor de medicina Willscott Naugler, um dos autores do estudo.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/217957/visualizar/