Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 29 de Junho de 2007 às 20:30

    Imprimir


Marrocos e a Frente Polisário retomarão no dia 10 de agosto as negociações sobre o futuro do Saara Ocidental, apesar de não se vislumbrar uma aproximação em suas diferenças, manifestou hoje a ONU.

Em um relatório ao Conselho de Segurança, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, indicou que ambas as partes permaneciam "muito afastadas em suas posições quanto à definição de autodeterminação".

Apesar disso, se produzirá uma segunda rodada de negociações sob auspício das Nações Unidas no mesmo complexo dos arredores de Nova York que foi usado na ocasião anterior, da qual também participarão Mauritânia e Argélia como países vizinhos.

Na versão do relatório distribuído hoje, o secretário-geral parece se inclinar a favor da proposta marroquina de conceder uma autonomia à ex-colônia espanhola.

Rabat apresentou há dois meses um novo plano de autonomia que considera a única solução viável ao conflito, enquanto a Frente Polisário defende por um plebiscito que inclua a independência entre as opções de votar.

Nesse sentido, Ban expressou no afastado de observações do relatório seu desejo que o Conselho de Segurança solicite à Frente Polisário que leve a sério a proposta do Marrocos, e o encoraje a propor mudanças e esclarecimentos ao texto de Rabat, sem que isso predisponha o resultado final das negociações.

Ao mesmo tempo, solicita ao Marrocos que mostre uma maior compreensão, e deixe de insistir em que sua renúncia à integração completa do Saara a seu território seria equivalente ao sacrifício da Frente Polisário se desiste da independência.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219249/visualizar/