Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 29 de Junho de 2007 às 18:49

    Imprimir


O ex-presidente argentino Carlos Menem (1989-1999) lançou hoje sua candidatura a governador da província de La Rioja (norte), mas esclareceu que não vai desistir da candidatura às eleições presidenciais de outubro.

"Será mais fácil estando no governo chegar à Presidência do país", disse Menem ao confirmar que concorrerá no pleito que será celebrado no dia 19 de agosto em La Rioja, sua terra natal, da qual foi eleito governador três vezes.

Em um ato realizado na localidade de Milagre, o ex-presidente e atual senador anunciou que Nicolás Martínez será seu companheiro de chapa pelo Movimento Lealdade e Dignidade, uma das três facções nas quais se dividiu o Partido Justicialista (PJ, peronista) na província.

Após governar o país durante uma década, Menem ganhou o primeiro turno das eleições presidenciais de 2003, mas se negou a concorrer no segundo com o atual chefe de Estado argentino, o peronista Néstor Kirchner.

O ex-presidente foi governador de La Rioja de 1973 até o golpe militar de 1976, voltou a ocupar o posto através do voto popular com o retorno da democracia, em 1983, e foi reeleito em 1987.

Menem, que na próxima segunda-feira completará 77 anos, foi eleito senador por sua província natal nas eleições de 2005.

Nestas eleições de agosto, o legislador peronista competirá com Luis Beder Herrera, que era vice-governador de La Rioja e assumiu o Executivo em abril, quando o Legislativo local destituiu o então governador, Ángel Maza, por mau desempenho.

Menem ratificou que também vai concorrer à Presidência em 28 de outubro, enquanto o governo continua sem definir se Kirchner irá tentar a reeleição ou optará pela candidatura de sua esposa, a senadora Cristina Fernández.

O ex-governante ainda é investigado pela justiça por causa de escândalos de corrupção ocorridos durante seu Governo, entre eles o contrabando de armas para a Croácia e Equador, pelo qual passou seis meses em prisão domiciliar em 2001.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219266/visualizar/