Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 25 de Junho de 2007 às 05:42

    Imprimir


A nomeação do primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, como enviado internacional para o Oriente Médio após deixar o cargo na quarta-feira pode ser decidida formalmente amanhã, publica hoje o jornal Financial Times". Representantes do Quarteto de Madri - União Européia, Rússia, ONU e Estados Unidos - se reunirão amanhã em Jerusalém para confirmar Blair como enviado do grupo, segundo o jornal britânico.

"A nomeação de Blair foi aprovada em 150%", disse uma pessoa familiarizada com as negociações. "A reunião de Jerusalém é para tramitar toda a logística, fazer as regras finais e oficializar o anúncio".

Há poucos dias, a imprensa britânica informou que o presidente americano, George W. Bush, tinha apoiado a indicação de Blair como enviado especial para o Oriente Médio.

Blair, que renunciará nesta quarta-feira após dez anos no poder, sempre disse querer a conciliação entre Israel e palestinos, lembra o Financial Times.

Enquanto EUA e ONU deram sinal verde à nomeação de Blair, outros políticos não estão satisfeitos.

O atual ministro da Fazenda e próximo chefe de Governo, Gordon Brown, não apóia a nomeação. Brown quer estimular a conciliação entre israelenses e palestinos por meios econômicos. Além disso, o Ministério de Assuntos Exteriores britânico (Foreign Office) não parece satisfeito, já que não foi consultado.

O chanceler russo, Serguei Lavrov, teria analisado a nomeação com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e decidiram não se opor.

O que não está claro é como Blair será pago e como sua segurança será financiada, questiona o Financial Times.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219986/visualizar/