Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 25 de Junho de 2007 às 05:15

    Imprimir


O ministro britânico de Fazenda e novo líder trabalhista, Gordon Brown, que nesta quarta-feira será empossado novo primeiro-ministro, pode convocar eleições gerais em 2008 para garantir o apoio do eleitorado, publica hoje o tablóide The Sun. Após ser proclamado ontem em Manchester (norte da Inglaterra) sucessor do primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, Brown designou o titular dos Transportes, Douglas Alexander, como coordenador das eleições, antes previstas para 2009.

No entanto, a informação publicada hoje pelo Sun indica que a data provável é junho de 2008, embora não se descarte uma surpreendente convocação eleitoral para meados do mesmo ano.

O ministro da Fazenda quer aproveitar o período de "lua-de- mel" com o eleitorado assim que chegar ao número 10 da Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro. Para ele, os conservadores (na oposição) não poderão superar a pressão de uma convocação eleitoral repentina, acrescenta o tablóide.

De acordo com The Sun, o novo líder trabalhista quer aproveitar os bons resultados das pesquisas, que dão a ele uma vantagem contra o líder conservador, David Cameron.

Uma pesquisa da MORI publicada no Sun indica que os trabalhistas têm 39% do eleitorado, contra 36% dos "tories" e 15% dos liberal-democratas (terceiro maior partido).

A consulta evidencia que Brown é visto pela população como um político mais capaz do que Cameron para chefiar o Governo, diz o jornal.

Nesta quarta-feira, dia 27, o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, apresentará sua renúncia à rainha Elizabeth II, que pouco depois pedirá a Brown que forme o novo Governo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/219993/visualizar/