Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 24 de Junho de 2007 às 15:41

    Imprimir


Gordon Brown, eleito neste domingo líder do Partido Trabalhista britânico, disse que será o primeiro-ministro da mudança, assim que assumir o cargo de Tony Blair, na próxima quarta-feira.

"Esta semana marca um novo ponto de partida, uma possibilidade para a renovação", declarou Brown após ser nomeado chefe dos trabalhistas.

Brown disse que as prioridades de seu governo serão educação, habitação e saúde, e destacou que além dos objetivos políticos, seu governo deverá ter "alma".

A "coroação" de Brown foi anunciada em uma conferência extraordinária dos trabalhistas em Manchester (noroeste da Inglaterra), na qual a até agora secretária de Estado para a Justiça, Harriet Harman, foi nomeada a número dois do partido.

"É com humildade, orgulho e grande sentimento de dever que aceito o privilégio de dirigir nosso partido e de mudar nosso país", declarou Brown, que chegou a Manchester acompanhado da mulher, Sarah.

"Digo aos britânicos: o governo que vou liderar será de vocês. Trabalharei duro para vocês. Farei sempre o melhor possível. Estou disposto a servir ao povo", afirmou Brown, que acaba com 13 anos de liderança de Blair no Partido Trabalhista.

Mudanças

"Quando nesta quarta-feira assumir minhas funções [de primeiro-ministro], atenderei ao apelo por mudanças".

"Esta semana formarei um novo governo, com novas prioridades para responder aos desafios de 2007 e do futuro. Tentarei justificar a cada dia e em cada uma de minhas ações a confiança que me depositaram", disse ele.

Brown, ministro das Finanças de Blair durante dez anos, afirmou que aprendeu a lição com os erros no Iraque, mas defendeu uma resposta multilateral "forte" de Europa e Estados Unidos diante dos desafios de segurança.

No Iraque, Afeganistão e Oriente Médio, "vamos respeitar nossas obrigações internacionais", garantiu, ao descartar uma rápida retirada das tropas britânicas do território iraquiano.

Como chefe do partido majoritário da Câmara dos Comuns, Brown, de 56 anos, se tornará automaticamente primeiro-ministro, após a saída de Blair, na próxima quarta-feira, sem a necessidade de realização de eleições legislativas. Um dia depois, o novo chefe de governo britânico anunciará a reforma do gabinete.

Blair

O ainda primeiro-ministro saudou "o novo líder do Partido Trabalhista" e qualificou de "estável e ordenada" a transição do partido para um futuro "grande premier" britânico.

Apesar das desavenças com Blair nos últimos anos, Brown felicitou o primeiro-ministro pela forma com que conduziu o país.

Reforçando sua proposta por mudanças, Brown convocou todos os que querem "mudar as antigas políticas" para que se unam ao trabalhismo.




Fonte: France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220036/visualizar/