Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 20 de Junho de 2007 às 09:05

    Imprimir


A SRS Agricultura de Precisão, de Sorriso, acaba de fechar parceria com a catarinense Arvus, empresa pioneira no desenvolvimento de sistema de agricultura de precisão com tecnologia totalmente nacional. A parceria tem por objetivo popularizar o uso da tecnologia na agricultura em todo o Mato Grosso, melhorando a produção através de aumento na produtividade, economia de insumos agrícolas, preservação do solo, facilidade e otimização no processo. O município de Sorriso é hoje o maior produtor de soja do Brasil, responsável por 2,8% da produção nacional do grão.

Segundo Gilson Fernandes, agrônomo da SRS, com a parceria, além de se tornarem representantes da Arvus no Estado de Mato Grosso, a SRS passará a utilizar a tecnologia catarinense na aplicação terceirizada de insumos. A intenção é utilizar o sistema Arvus na aplicação de adubo e calcário em 4 mil hectares do estado ainda em 2007. “O sistema desenvolvido pela Arvus apresentou alta precisão e fácil manuseio, o que beneficia a aplicação de insumos tanto por nossa equipe técnica, que terceiriza a aplicação, quanto pelo próprio agricultor que queira adquirir a tecnologia”, completa.

A Agricultura de precisão é um conjunto de técnicas que traz inúmeros benefícios, tanto econômicos quanto ambientais, possibilitando ao agricultor um gerenciamento refinado da lavoura. “Ela inicia com o preparo adequado do solo, através do levantamento das necessidades de aplicação localizada de corretivos, passando pelo plantio e fertilização de acordo com as características específicas do solo, e termina com o acompanhamento criterioso da lavoura e da colheita, através da análise da produtividade”, explica Bernardo de Castro, diretor de negócios da Arvus.

O sistema desenvolvido em Santa Catarina, além de ser totalmente em português, está também adaptado às culturas e condições brasileiras. “Com o sistema da Arvus, as vantagens da tecnologia podem ser exploradas sem dificuldades para os operadores das máquinas. Além disso, o preço é acessível e o suporte técnico é efetivo, não deixando máquinas paradas nem aplicações por fazer”, argumenta Castro. A tecnologia que está sendo implantada no estado é utilizada na aplicação de corretivos a taxas variáveis, podendo ser instalado em implementos agrícolas convencionais, como calcariadoras, plantadeiras e tratores. O equipamento é compatível com os principais softwares GIS de geração de mapas de recomendação, possui GPS interno e pode ser conectado a qualquer sistema DGPS (barra de luzes).

A Arvus já possui produtores que utilizam efetivamente o sistema, comprovando a eficácia do equipamento e as vantagens das técnicas aplicadas. “As vantagens são cada vez mais evidentes. Economias de cerca de 20% e significativos aumentos de produtividade são observados com a utilização das técnicas ao longo dos anos. A conservação do solo, a homogeneização das lavouras e a confiabilidade da qualidade da aplicação também são benefícios reconhecidos”, afirma Castro.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/220763/visualizar/