Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 18 de Junho de 2007 às 13:59

    Imprimir


Três mil e duzentas crianças foram vacinadas contra a poliomielite em Tangará da Serra na Campanha Nacional de Multivacinação deste ano. Esse número equivale a 73,64% da meta estipulada no município.

No sábado, mais de 100 servidores da secretaria municipal de Saúde de Tangará estiveram mobilizados durante a primeira etapa da campanha de vacinação. Até o dia 19 de julho, todos os Postos de Saúde e PSFs do município vão vacinar as crianças contra a poliomielite. As que estiverem com a vacinação atrasada poderão ainda solicitar outras vacinas, como a tetravalente, a tríplice viral e a hepatite B. A meta municipal é imunizar 7 mil crianças menores de cinco anos.

No Brasil, os últimos casos de Paralisia Infantil foram registrados em 1989. No entanto, em algumas regiões da África, Ásia e Mediterrâneo, permanece a circulação do vírus, havendo o risco de exportação do Poliovírus Selvagem. Por isto é importante a realização de campanhas nacionais de vacinação. Em 1994, o Brasil recebeu a certificação do bloqueio da transmissão autóctone, isto é, local, do poliovírus selvagem.

O objetivo prioritário do Programa Nacional de Imunização - PNI - é contribuir para o controle ou erradicação de algumas doenças, como poliomielite, sarampo, difteria, tétano e coqueluche e, subsidiariamente, da tuberculose, mediante a imunização sistemática da população exposta a essas doenças. A Vacina Oral contra Poliomielite (VOP) é considerada pela Organização Mundial da Saúde - OMS como a única capaz de viabilizar a erradicação global da doença, recomendando-a para as nações com índices de coberturas vacinais abaixo dos considerados satisfatórios.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221091/visualizar/