Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 17 de Junho de 2007 às 17:45

    Imprimir


Os astronautas americanos realizaram neste domingo sua quarta e última caminhada espacial da atual missão do ônibus espacial Atlantis depois de reparar a nave para uma volta para casa marcada por novos recordes.

Durante suas seis horas de caminhada espacial, o especialista da missão, Patrick Forrester, e o astronauta Steven Swanson acrescentaram mais alguns segmentos à Estação Espacial Internacional (ISS). Além disso, ativaram um gerador de energia solar.

O passeio foi acrescido à agenda depois que o Atlantis chegou à estação. Espera-se que a nave volte à Terra na quinta-feira (22) depois de completar uma missão de 13 dias, que teve dias de preocupação por causa de sua cobertura térmica orbital.

Os astronautas fecharam a fissura na cobertura, o que permitiu que o controle da missão da Nasa em Houston, Texas, declarasse que "o sistema de proteção térmica do Atlantis está pronto para a reentrada na Terra".

Também repararam dois computadores centrais localizados na ISS depois de 48 horas de falhas nos sistemas, um fato sem precedentes até o momento, disse uma porta-voz da NASA.

Na véspera, uma das astronautas do Atlantis, a americana de origem indiana, Suni Williams, estabeleceu um novo recorde feminino de permanência no espaço.

Às 05h47 GMT (02h47 de Brasília), a engenheira superou a marca de 188 dias e 4 horas estabelecida por sua compatriota Shannon Lucid em 1996, segundo as autoridades espaciais.

Este não foi o primeiro recorde estabelecido por Williams, cuja família paterna é oriunda de Gujarat, na Índia, e que chegou ao espaço no dia 10 de dezembro.

No começo deste ano completou 29 horas e 17 minutos de caminhadas espaciais, superando o recorde feminino de Kathryn Thornton.

No final de abril se tornou a primeira astronauta a correr uma maratona em órbita, completando-a em quatro horas e 24 minutos.

A Nasa resolveu prolongar a missão do Atlantis por mais dois dias, até 21 de junho, para suprir o tempo perdido nos consertos da nave.





Fonte: France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221219/visualizar/