Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 17 de Junho de 2007 às 17:12

    Imprimir


O ministro de Ecologia e um dos homens mais importantes do governo francês, Alain Juppé, não conseguiu ser eleito hoje deputado no segundo e último turno das eleições legislativas, de acordo com pesquisa da CSA-Cisco.

Juppé perdeu em sua circunscrição de Bordeaux (sudoeste) para o candidato socialista, obtendo apenas 49,07% dos votos, segundo a companhia.

Sete dos 11 membros do Executivo que concorriam ao pleito foram eleitos ou reeleitos no domingo passado, no primeiro turno, incluindo o primeiro-ministro francês, François Fillon.

Fillon havia determinado que os candidatos a deputados de seu gabinete que não conseguissem ser eleitos deveriam abandonar o governo, que tomou posse no mês passado.

Logo após saber o resultado, Alain Juppé anunciou que apresentará amanhã sua renúncia como ministro da Ecologia ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, e ao primeiro-ministro, François Fillon, devido a sua derrota.

Em um breve pronunciamento feito da Prefeitura de Bordeaux, o "número dois" do governo confirmou sua derrota.

Fillon foi quem fixou a norma que os candidatos a deputado de seu gabinete que não conseguissem ser escolhidos deveriam abandonar o governo, o qual foi constituído no dia 18 de maio.

Pesquisas divulgadas no fechamento das urnas nas eleições legislativas da França apontam que a direita venceu hoje o segundo turno e terá maioria absoluta na Câmara dos deputados, mas com uma queda inesperada, pois deverá contar com uma oposição da esquerda mais forte do que a prevista.

Cerca de 35 milhões de franceses foram convocados hoje (17) às urnas para o segundo turno das eleições legislativas, seis semanas depois da vitória do conservador Nicolas Sarkozy para a Presidência do país.

O primeiro-ministro francês, François Fillon, assegurou que as eleições legislativas deram a seu partido uma vitória "clara e coerente" que permitirá iniciar o projeto do governo de Nicolas Sarkozy. Após conhecer as pesquisas, que coincidem em assinalar a maioria absoluta da direita, embora em baixa, Fillon disse que "terminaram as eleições". "Agora começa o tempo da união e da ação", afirmou.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221222/visualizar/