Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 17 de Junho de 2007 às 15:00

    Imprimir


O comandante das forças dos EUA no Iraque, general David Petraeus, disse neste domingo que Washington provavelmente manterá uma presença militar "a longo prazo" no país do Oriente Médio.

Petraeus disse que falar da possibilidade de tropas americanas permanecerem no Iraque a longo prazo é "uma avaliação bastante realista, assumindo que o governo iraquiano deseje que continuem".

"A verdadeira questão é em que nível", acrescentou o general, ressaltando que normalmente as operações de contra-insurgência duram entre nove e dez anos.

Ele não comentou se deseja que as forças adicionais permaneçam no país após setembro, quando apresentará ao presidente George W. Bush e ao Congresso uma avaliação da estratégia. Ele afirmou, no entanto, não acreditar que ainda neste mês os objetivos da operação militar já terão sido obtidos.

Petraeus reconheceu que há poucos avanços em relação às metas políticas e legislativas a serem cumpridas pelo governo iraquiano, traçadas pelo governo americano. "Não houve conquistas reais substantivas até agora", disse. "Ninguém está satisfeito com a situação", acrescentou.

Ontem, Petraeus anunciou o lançamento de uma nova ofensiva contra diversos locais ao redor de Bagdá (capital do Iraque) suspeitos de abrigar operações da rede terrorista Al Qaeda. Petraeus reconheceu que não dispõe de todos os soldados que gostaria de dispor, mas disse já ter tudo de que precisa.

O envio de mais 30 mil soldados americanos ao Iraque --medida que fez parte da nova estratégia para o país anunciada em fevereiro pelo governo americano--, recém concluído, permitiu o lançamento da nova ofensiva. Segundo Petraeus, com mais soldados as operações podem chegar a mais áreas ao redor de Bagdá, principalmente nos locais que serviram de postos para membros da Al Qaeda.

Atualmente há cerca de 155 mil soldados americanos no Iraque.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221248/visualizar/