Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 17 de Junho de 2007 às 09:57

    Imprimir


Dois outros tipos de tática são comuns na jogada imobiliária: o vendedor procurar mais de uma imobiliária e mais de um corretor mostrar o mesmo imóvel para o comprador.

Nesses casos, a dúvida que surge é sobre qual corretor deve receber a comissão: o que mostrou o imóvel primeiro ou o que concretizou o negócio?

Pela experiência de Sergio Chaves, o corretor inicial costuma ceder a comissão para o corretor que foi bem-sucedido nas tratativas, fazendo com que a pessoa que já tinha visto o imóvel o comprasse de fato.

Os corretores costumam dividir a corretagem quando um foi procurado pela pessoa que tinha um imóvel para vender e o outro por quem procurava um com aquelas características, de modo que os dois tenham trabalhado na venda.

Não sendo possível resolver de forma amigável, ganha na Justiça aquele que estiver munido das melhores provas documentais, afirma o advogado Luiz Kignel.

Para evitar esses problemas, Creci-SP (sindicato de corretores) e Secovi-SP (sindicato da habitação) têm procurado estimular a exclusividade.

Essas entidades fazem campanhas com corretores e imobiliárias para trabalharem só com imóveis que tenham contrato de exclusividade.

Para Luiz Carlos Kechichian, diretor da Mirantte Imóveis, "isso será alcançado no curto prazo, pois já é uma tendência de mercado".

"Acaba assim a guerra de diversas placas no mesmo imóvel, que dão a impressão de desespero para a venda por parte do proprietário", afirma.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/221284/visualizar/